NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA
Parentes de presos terão apoio
26.04.2015
Para fortalecer as ações de ressocialização dos internos do sistema penitenciário cearense, foi criado o Núcleo de Assistência à Família de Pessoas Privadas de Liberdade (Nuasf), pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).
Com o objetivo de dar apoio jurídico, psicológico e social aos internos e seus familiares, o Nuasf, ligado à Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), objetiva ser referência no atendimento e apoio às famílias das pessoas privadas de liberdade no Ceará. O núcleo fica situado na Casa da Cispe, localizada na Av. Heráclito Graça, 600, no Centro de Fortaleza, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Profissionalismo
A equipe conta com três profissionais especializados para os atendimentos: um advogado, que dá as devidas orientações jurídicas e colabora na articulação junto às instituições para agilizar procedimentos da área do Direito; um psicólogo, que contribui no apoio psicológico às famílias, podendo fazer visitas, em alguns casos; e um profissional do Serviço Social que auxilia no encaminhamento de consultas e o apoio social necessário.
Não é necessário agendamento para que o familiar seja atendido. Em menos de um mês de funcionamento, cerca de 30 atendimentos são realizados por dia. A meta é chegar aos 100.
De acordo com o supervisor do Nuasf, Bento Laurindo, esse é um serviço que o Estado tem obrigação de prestar à sociedade. "É um público que merece toda a nossa atenção e suporte. É nosso dever, como servidores públicos do sistema penitenciário, dar a assistência para que família e interno possam viver em paz na sociedade. É um trabalho feito aqui fora, mas que contribui para a pacificação intramuros, pois o interno acaba se sentindo assistido, o que colabora para que ele mantenha a calma dentro da unidade", pontua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário