quarta-feira, 29 de abril de 2015

INDÚSTRIA CEARENSE

Confiança fica abaixo da média

29.04.2015

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no Ceará apresentou pessimismo, registrando 44 pontos em abril, quase 17 pontos abaixo da média histórica. Quando comparado com o levantamento apresentado em igual mês do ano passado, quando foi registrado 54 pontos, a queda é de 9,6 pontos. O ICEI varia de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam confiança dos empresários.
De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Guilherme Muchale, a elevação do custo da produção, o aumento de energia e o maior gasto na logística das indústrias no ano de 2015, fez com que o setor industrial apresentasse inseguranças. "A conjuntura está extremamente ruim para o setor", afirma.
Construção
Em uma análise setorial, apesar da estabilidade do índice do Estado, foi registrada queda no indicador da indústria de construção, com baixa de 3,2 pontos, atingindo 44 pontos em abril.
"O setor de construção no País está sendo prejudicado pelo fechamento de uma série de obras de grandes construtoras, por causa das investigações de corrupção do Governo Federal", explica Muchale ressaltando que o setor só será recuperado quando o governo voltar a elevar os investimentos no setor.
Segundo o economista, as obras do Ceará não sofreram tanto com estas investigações, sendo afetadas mais pela a diminuição do repasse do programa Minha Casa, Minha Vida. Em contraponto, as pequenas empresas apresentaram a maior recuperação do ICEI, com alta de 2,1 pontos, gerados, principalmente, pelo menor pessimismo com a economia brasileira para os próximos seis meses, comportamento também observado nas grandes indústrias cearenses. A confiança no setor da transformação registrou uma elevação de 1,9 pontos neste mês.
Brasil
Já o índice de confiança do empresário industrial brasileiro apresentou leve recuperação, apesar de ter o segundo pior resultado da série histórica, chegando a 38,5 pontos em abril. Comparado com abril do ano passado, a confiança recuou 10,7 pontos, com uma média histórica de -18 pontos.
Segundo a expectativa do economista, o setor industrial deve fechar o ano com uma queda próxima a 3%. Enquanto que o Produto Interno Bruto (PIB) vai cair de 1 a 1,5% para em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário