quarta-feira, 22 de abril de 2015

CUIDADOS

Bairro tem ação contra dengue

22.04.2015

Image-0-Artigo-1839154-1
Por meio da ação, que contou com a presença do prefeito, cerca de 1.000 agentes de controles de endemias realizaram também aplicação de larvicida
FOTO: JL ROSA
Na tentativa de alertar a população e promover o combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura realizou, ontem, pela primeira vez, um "arrastão contra a dengue". A mobilização, que reuniu diversas ações de prevenção e controle em um único dia, teve como local escolhido o bairro Jangurussu, onde, segundo o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já foram registrados190 casos da doença neste ano, o maior número dentre os bairros.
O "arrastão" envolveu cerca de 1.000 agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em ações de conscientização junto a moradores, controle focal nas residências e bloqueio químico nas ruas com a utilização dos fumacês. O início das atividades foi no Posto de Saúde Evandro Ayres de Moura e contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio e da titular da SMS, Socorro Martins. Segundo o prefeito, toda a Capital está em estado de alerta para a dengue, mas, no Jangurussu, o aumento dos casos e da incidência da doença nos últimos meses foi superior ao esperado, levando à necessidade de uma mobilização mais efetiva.
Prevenção
Para eliminar os criadouros do Aedes Aegypti, as equipes da SMS fizeram a aplicação de larvicida em córregos e canais, e nos ralos das casas. Em paralelo, foi promovida a Operação Quintal Limpo, com a entrega de sacos plásticos à população no intuito de estimular o acondicionamento correto do lixo domiciliar.
Conforme Nélio Morais, gerente de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos da SMS, Messejana, Mondubim e Conjunto José Walter são alguns dos bairros em situação mais grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário