terça-feira, 3 de março de 2015

ATRASO NO CRONOGRAMA

Conclusão da Transnordestina deverá ficar só para 2018

03.03.2015

Anunciada em 2006 ao custo de R$ 4,5 bilhões, a ferrovia tem hoje gasto total previsto de R$ 7,5 bilhões

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Em outubro do ano passado, foi dada a ordem de serviço para o trecho de Missão Velha a Acopiara
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A Meta 2 Norte, de 39 quilômetros de extensão, possui 40,9% de execução física. O trecho começa no reservatório Jati (CE)
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Projetadas pelo último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para serem entregues em janeiro de 2017, as obras de construção da ferrovia Nova Transnordestina deverão ser concluídas somente em 2018, prazo este que é caracterizado ainda, como um "desafio" pelo novo comandante do empreendimento pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ciro Gomes.
Como foram iniciados ainda em 2006, os trabalhos de instalação da nova estrada de ferro tomarão, portanto, 12 anos, pelo menos, para serem finalizados. "Não posso dizer hoje (quando estará pronta), mas o meu desafio é entregar o trecho de Eliseu Martins, no Piauí, Salgueiro, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará, até o ano de 2018", afirmou Ciro Gomes.
Conforme ele, o empreendimento - que, apesar de ser tocado pela iniciativa privada, conta com recursos federais por meio do PAC 2 - está, no momento, com três frentes de trabalho. "São quase 900 equipamentos e 4.690 homens trabalhando. E eu tenho instruções do diretor-presidente, Benjamin Steinbruch, de pôr o pé no acelerador, que é como eu gosto de fazer", disse o novo diretor da CSN. Há um trecho pronto da ferrovia, o que vai de Salgueiro a Missão Velha. De acordo com o Ciro, falta homologar o trecho pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tarefa que ele garantiu que realizará ainda esta semana. Já o percurso entre Missão Velha e Acopiara, de 150 quilômetros e cujas ordens de serviço foram dadas em outubro do ano passado, encontra-se em obras, segundo assegura o diretor da CSN. O traçado passou mais de um ano com serviços paralisados.
"Eu espero contratar os outros trechos mais proximamente", afirmou Ciro, referindo-se à parte da ferrovia dentro do Ceará. Ao todo, a Nova Transnordestina percorre 1.728 quilômetros, ligando os portos do Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins. Somente em território cearense, são 526,5 quilômetros de estrada de ferro.

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