CÂMARA
Vereadora lembra a ação política feminina
25.02.2015
A comemoração dos 83 anos da conquista do direito das mulheres brasileiras ao voto, assegurado no Código Eleitoral Provisório no ano de 1932, foi lembrada na Câmara Municipal de Fortaleza, ontem, pela vereadora Toinha Rocha (PSOL). No pronunciamento, ela também lamentou a ainda pequena participação das mulheres na política.
Toinha apontou a importância da mulher nordestino no processo já que o Ceará teve uma das primeiras organizações políticas de mulheres nas causas abolicionistas e a potiguar Celina Guimarães Viana foi a primeira mulher a obter na Justiça o direito ao voto. "De lá para cá, nós, mulheres, feministas, seguimos na luta pela ampliação do nosso espaço político", salientou.
Ela lamentou que, apesar de as mulheres somarem 52% do eleitorado, na composição das esferas de poder público são minoritária. Segundo ela, a exigência de 30% de mulheres nas chapas eleitorais proporcionais forneceu o pequeno avanço do número de mulheres eleitas.
"Um aumento tímido que mantém essa distorção profunda entre a diversidade da população e nossa representação política: Somos apenas 10%", frisou. Ela ressaltou a presença de mulheres na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, mas questionou a presença de apenas nove parlamentares em uma esfera de 43.
A parlamentar ainda criticou o modelo de governabilidade da presidente Dilma Roussef (PT) por considerar conversador e com ausência dos direitos de mulheres e LGBTs. Ela também condenou a presença do deputado e Eduardo Cunha (PMDB) na Presidência da Câmara dos Deputados atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário