terça-feira, 6 de janeiro de 2015

SAÚDE NO CEARÁ

Desafio é humanizar atendimento do SUS

06.01.2015

Tarefa fica para o novo secretário da saúde do Ceará, Antônio Carlile Holanda Lavor, empossado ontem

Image-0-Artigo-1772605-1
A solenidade de posse do secretário aconteceu na sede da Sesa, na Praia de Iracema, e contou com a presença de antigos titulares da Pasta, como Arruda Bastos, Anastácio Queiroz, Ana Maria Cavalcante, João Ananias e outros
FOTO: KID JÚNIOR
O grande desafio para a próxima gestão da saúde estadual é humanizar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará e fazer com que a rede, dotada de grande estrutura, funcione de verdade. As palavras são do ex-secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, ditas ontem, durante a posse do novo titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Antônio Carlile Holanda Lavor.
A solenidade de posse do novo secretário aconteceu na própria sede da Sesa, na Praia de Iracema, e contou com a presença de antigos titulares da pasta, como Arruda Bastos, Anastácio Queiroz, Ana Maria Cavalcante, João Ananias e outros.
Em seu discurso de despedida, o ex-secretário Ciro Gomes agradeceu o apoio dos colaboradores durante o tempo à frente da Secretaria e evidenciou o investimento da antiga gestão estadual, ressaltando que o Ceará, hoje, se aproxima de ter a melhor rede pública de saúde de todos os estados brasileiros.
"Não há exagero nisso, são números. A população per capita atendida pela rede de 25 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que estão funcionando, mais duas que estão prontas e mais o compromisso do governador Camilo Santana de abrir uma UPA em cada município com 50 mil habitantes ou mais que ainda não tenha. Além disso, temos a rede de Centro de Especialidades Odontológicas, que só o Ceará tem, e a rede de policlínicas, que será replicada pela União, já atendeu mais 1 milhão de pessoas com hora marcada e com exames especializados", destacou
Segundo o ex-secretário, o Ceará tem cerca de 86% de cobertura do Programa de Saúde da Família, fato atribuído por ele aos esforços das prefeituras municipais e à colaboração da administração estadual na construção e no fortalecimento de unidades de saúde por todo o Estado.
Atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário