PESSOA FÍSICA
O que é possível economizar com as deduções do imposto
02.01.2015
O número de contribuintes no Estado, em 2015, deve ficar entre 618 mil e 630 mil pessoas
Guardar os recibos dos gastos realizados durante o ano e proceder o preenchimento dos dados antecipadamente pode ser decisivo para que os declarantes não caiam na malha fina na hora de registrar as deduções no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que deve ser feito até o fim do mês de março.
No Ceará, a estimativa da Receita Federal para este ano é de um crescimento entre 3% a 5% sobre o número de declarações de 2014, quando cerca de 600 mil cearenses prestaram contas com o Leão. Com isso, o número de contribuintes no Estado, em 2015, deve ficar entre 618 mil e 630 mil pessoas.
Planejamento e organização ao se preparar com antecedência é fundamental para evitar transtornos relativos à declaração do imposto de renda. Esta é também a forma de assegurar deduções e ter um menor impacto no bolso na hora de prestar contas com o Fisco. É o que recomenda o advogado tributarista José Ernane Santos.
"É preciso verificar dados e comprovantes de pagamentos e ter cuidado na hora de informar qualquer aquisição de bens. O objetivo deve ser não cair na malha fina da Receita, porque qualquer erro pode fazer com que o declarante fique com essa pendência", comentou Santos.
Uma das formas de esclarecer dúvidas para evitar erros na hora do fornecimento dos dados é o plantão da Receita pela internet. No entanto, caso ainda haja dificuldades a recomendação é procurar um contador que já tenha experiência no assunto.
Como fazer
Uma das maneiras mais comuns para dedução do valor do Imposto de Renda é a declaração de dependentes, que podem ser filhos, cônjuges ou pai e mãe, o que acarretaria em um abatimento de R$ 2.063,64 por pessoa. No entanto, segundo Ernane Santos, caso o dependente possua algum tipo de renda, avaliar a possibilidade de separar as declarações pode mostrar um cenário que valha mais a pena na hora de se calcular o imposto a ser pago.
"Se a pessoa não tiver rendimento vale a pena. Mas se a pessoa tiver é preciso fazer um calculo para ver se vale a pena a não. É possível fazer esse cálculo pelo próprio sistema de simulação da Receita na Internet", explicou o advogado tributarista.
Despesas com educação e doações para fundos de amparo à criança e ao adolescente também podem ser utilizadas na hora de deduzir a quantia a ser paga. No entanto o valor máximo do abatimento relativo aos gastos com educação é de R$3.230,46, enquanto para as doações o desconto não pode passar de 6% do valor total do imposto.
Sem limites
Nenhum comentário:
Postar um comentário