CONCLUÍDA ANÁLISE
2º aeroporto na RMF tem vários locais em estudo
07.01.2015
Versão final do relatório será apresentada ao governo do Estado por empresa americana no dia 31 deste mês
Foi concluído o estudo de viabilidade econômica para a construção de um novo aeroporto internacional de carga e passageiros no Ceará. A localização já têm em vista vários locais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Uma missão da empresa americana que elaborou o documento, inclusive, já esteve em Fortaleza em dezembro do ano passado, quando reuniu-se com diretores e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Roberto Smith.
No encontro, a The Louis Berger Group, especializada em planejamento aeroportuário, com apoio da USTDA (sigla que, em inglês, significa Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento), apresentou o estudo de viabilidade.
O estudo é a primeira etapa do processo de negociação que envolve a apresentação do relatório final do documento, que ocorrerá em reunião agendada para o dia 31 deste mês, contando com a presença dos representantes da empresa, da Adece e do governador Camilo Santana.
A Louis Berger está sendo financiada pela USTDA, que foi contratada pela Adece, ainda em 2012, para elaborar o documento. A empresa fez uma parceria com uma consultoria de Recife. A demora na conclusão do projeto foi motivada pela inviabilidade detectada dos dois sites apresentados anteriormente pelo Estado. Após isso, os trabalhos pararam e foi feito um aditivo ao contrato para que fosse buscada uma nova localização e feita a continuação do projeto.
Modelo de PPP
De acordo com o apurado pela reportagem, vários lugares da RMF estão sendo analisados para a instalação do novo aeroporto. O projeto, conforme a agência, será realizado por meio de Parceira Público-Privada (PPP), mas não foi detalhado como será o modelo nem se já há empresas interessadas.
Entre as possibilidades que haviam sido cogitadas pelo Governo do Estado, além da PPP, estava a utilização de recursos do Tesouro estadual, ou de recursos federais, ou ainda de ambos. O relatório final do estudo trará, além da localização precisa e possível para o terminal, a viabilidade econômica do empreendimento e seu prazo para retorno do investimento, além de um cronograma de instalação, informando em quantas etapas o terminal deverá ser feito.
"Este aeroporto servirá como uma grande oportunidade para atração de investimentos. O Ceará tem vocação exportadora, e o fortalecimento da logística deve impulsionar ainda mais o setor", destaca Nicolle Barbosa, Secretária de Desenvolvimento Econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário