quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

BIOMETRIA

Central diminui tempo de espera do eleitor

28.01.2015

A nova Unidade de Atendimento Integrado ao Cidadão (Vapt Vupt) ajudou a desafogar a Central do Eleitor

Image-0-Artigo-1786722-1
Na manhã de ontem, muitos eleitores foram ao TRE fazer o cadastro biométrico, que ainda não será obrigado para as eleições de 2016. Servidores do órgão orientam as pessoas a buscar agendamento do atendimento para reduzir a espera
FOTO: JL ROSA
Começa a diminuir o tempo de espera de eleitores que buscam serviços na Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), na Praia de Iracema. Embora dezenas de pessoas continuem a aparecer sem agendar o atendimento, o tempo médio de espera, na manhã de ontem, era de cerca de uma hora, enquanto no início do mês havia quem esperasse até duas horas para conseguir ser atendido.
Segundo Solange Castelo Branco, chefe em exercício da Central de Atendimento ao Eleitor, a procura da população pelos serviços não diminuiu - todos os dias são atendidos mais de 500 eleitores, em média. Ela atribui a melhora no atendimento à maior organização da Central para atender quem não agendou o atendimento e ao oferecimento dos serviços do TRE na Unidade de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado do Ceará (Vapt Vupt), localizado em Messejana.
"Melhorou bastante. A gente começou a fazer uma organização diferente, colocando de um lado os que agendaram e, do outro, os que não agendaram. À medida que (o lado dos eleitores que agendaram o atendimento) vai se esvaziando, a gente vai encaixando os cidadãos de atendimento preferencial ou os que estão na outra fila", apontou. Solange acrescentou que na unidade de Messejana cerca de 80 eleitores são atendidos por dia.
A vendedora Francelina de Castro aguardou cerca de 50 minutos para ser atendida no final da manhã de ontem e afirmou saber da possibilidade de agendar o atendimento. "Não agendei porque já estava na rua e vim direto para cá. Já estou acostumada. E até que está sendo rápido", opinou. Já Edinir Martins, chefe de departamento financeiro, admitiu que, se soubesse da opção, teria agendado o atendimento ontem. "Fiz um requerimento, mas não sabia como agendar", lamentou.
Biométrico
Apesar de não ser considerado "tão demorado", o atendimento das eleitoras poderia ter se iniciado em questão de minutos, caso elas tivessem agendado no site do TRE ou pelo telefone 148. O professor João Paulo Portela, por exemplo, garante ter recebido a dica de um amigo para agendar o atendimento pelo site do TRE e fazer seu cadastramento biométrico.
"Agendei no sábado (24) o atendimento para terça-feira (ontem)", destacou Portela. "Foi melhor porque a fila lá fora está um pouco grande. Assim que cheguei, avisei que tinha agendado o atendimento e o rapaz mandou logo eu entrar. Já sou o próximo a ser atendido". Segundo o professor, ele decidiu se adiantar no processo de cadastramento biométrico para evitar enfrentar grandes filas quando se aproximar o próximo pleito.
De acordo com Solange Castelo Branco, a Central conta com 20 guichês de atendimento, dos quais apenas quatro são destinados a quem vai sem o agendamento. "Às vezes (os eleitores) reclamam porque passam muito tempo aguardando, mas realmente não querem usar o agendamento. Seria interessante que eles procurassem agendar pelo 148 ou pelo site do TRE para evitar transtorno das filas", explicou a servidora.
Tanto a Central de Atendimento ao Eleitor quanto o Vapt Vupt funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. No mesmo horário, o eleitor pode agendar o atendimento pelo telefone 148 ou, a qualquer momento, pelo site do TRE. O agendamento, entretanto, é válido somente para a Central, enquanto na extensão do órgão em Messejana o atendimento é feito apenas por meio da distribuição de senhas no local.
Alistamento
O alistamento eleitoral, que é a solicitação o título de eleitor pela primeira vez, e o pagamento de multas são os principais serviços procurados pelos eleitores na Central de Atendimento, conforme a chefe do departamento, Solange Castelo Branco. Ela aponta, entretanto, que todos os cidadãos que são atendidos são orientados a fazer o cadastro biométrico - que inclui assinatura, fotografia de rosto e as digitais de todos os dedos da mão - para utilizar as urnas biométricas no pleito de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário