NATAL
Na véspera de Natal, passagens estão quase esgotadas na rodoviária de Fortaleza
Luana Lima | 15h13 | 24.12.2014
O movimento mais do que duplicou. Passou de seis mil passageiros por dia, para 14 mil. Enquanto isso, o acréscimo na frota de veículos foi de apenas 31%
Natal é tempo de celebração e também da tradicional ceia com a família. Mas, quem tem familiares em outros municípios e deixou para comprar as passagens de última hora, enfrentou problemas. Na manhã desta quarta-feira (24), muitos destinos não estavam mais disponíveis. Foi esse o transtorno pelo qual passou a dona de casa Maria da Conceição Oliveira, 40.
Com as malas em mãos, ela pensava, atônita, em uma forma de conseguir passar o Natal com a família, no município de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, situado a 392 km de Fortaleza. “Parece que a viagem ‘babou’, não tem mais passagem, eles só colocam um ônibus por dia”, comentou o filho de dona Maria, o operador de máquinas Carlos Antônio Oliveira, 22.
Ainda sem saber o que fariam, ele disse que tentaria alugar um carro, o que custaria bem mais caro. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), durante este período de Natal, ano novo, férias e carnaval o movimento no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé vai mais do que duplicar. Saltará de 6 mil passageiros por dia, para 14 mil, representando aumento de 133%.
Frota conta com 72 ônibus extra
O acréscimo na frota de veículos e no número de viagens, no entanto, não acompanha a demanda de passageiros, resultando na falta de bilhetes e geran do transtornos à população. A frota diária normal, formada por 228 ônibus, contou com 72 ônibus extras, o que representa aumento de 31%. O acréscimo no número de viagens foi ainda menor. Serão 30 extras, passando de 230 para 260 – crescimento de 13%, conforme dados do Detran.
O movimento era de pessoas partindo e também chegando. A costureira Valder de Sousa Farias, 40, veio do município de São João do Jaguaribe, situado a 215 km da Capital, para passar o Natal com uma irmã. Na próxima sexta-feira (26), ela e a mãe já retornam para passar a virada de ano em casa. “Foi tranquilo, como fomos atrás de passagem com bastante antecedência, conseguimos passagem fácil”, salientou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário