quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

GOVERNADOR E VICE

Solenidades de posse no primeiro dia de 2015

31.12.2014

Camilo Santana assina o termo na Assembleia e recebe o Governo no Palácio da Abolição na manhã de quinta-feira

Image-0-Artigo-1770280-1
Camilo Santana e Izolda Cela prestam juramento na Assembleia e depois vão ao Palácio da Abolição, onde acontecerá a transmissão do cargo
FOTO: BRUNO GOMES
Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (PROS) assumem, amanhã, como governador e vice do Estado do Ceará, por um período de quatro anos, eleitos que foram no último pleito de outubro passado. A solenidade de posse acontece no plenário da Assembleia Legislativa e a transmissão do cargo no Palácio da Abolição, no período da manhã.
Também amanhã tomam posse, em ato simples, os novos dirigentes da Câmara Municipal de Fortaleza, para um período de dois anos. O novo presidente do Legislativo municipal é o vereador Salmito Filho (PROS).
O dia de ontem foi de movimentação intensa nos corredores da Assembleia Legislativa, mas não eram deputados ou autoridades que circulavam pelo prédio. Com o objetivo de deixar a Casa pronta para a cerimônia que empossará Camilo Santana (PT) como governador e Izolda Cela (PROS) como vice-governadora amanhã, às 9h, dezenas de servidores trabalhavam na manutenção das instalações do edifício para receber os convidados.
Uma segunda mão de tinta no hall de entrada do plenário, restauração da iluminação dos corredores e salas anexas, manutenção do ar-condicionado e aspiração dos carpetes dos plenários foram algumas das atividades realizadas pelos servidores nas últimas horas. No plenário, um palco foi montado para receber cinegrafistas e fotógrafos que realizarão a cobertura do ato.
Os trabalhos continuarão no dia de hoje e até mesmo amanhã, já que a decoração será montada logo do início da dia, antes da cerimônia, por conta das flores. Segundo a cerimonialista da Casa, Tereza Borges, Camilo e Izolda entrarão na Assembleia pela Avenida Desembargador Moreira, sem honras, porque ainda não tomaram posse. Eles serão recepcionados pelos líderes partidários e encaminhados à sala da Presidência, onde permanecerão até serem convocados ao plenário.
Juramento
A Mesa diretora da sessão solene será composta, além do presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PROS), por Camilo Santana e Izolda Cela, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gerardo Brígido e pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Sérgio Aguiar (PROS). Após prestar juramento de cumprir as constituições da República e do Brasil e as leis do Pais, Camilo Santana fará o seu primeiro pronunciamento como governador e deixará a Casa através da saída do complexo das comissões. Lá fora, como governador empossado, passa em revista a tropa e segue para o Palácio da Abolição, onde receberá o cargo do já ex-governador Cid Gomes (PROS).
A solenidade no Palácio será aberta ao público e tem início previsto para às 10h, com a realização de um ato ecumênico nos jardins. Em seguida, ao lado de familiares, dos secretários que irão compor o próximo governo e outras lideranças políticas do Estado, Cid Gomes e Camilo falarão. Um se despedindo e o outro iniciando propriamente o seu Governo, a partir da posse coletiva do secretariado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário