segunda-feira, 6 de outubro de 2014

SEGUNDO TURNO

Eleições 2014: Governistas comemoram o resultado

06.10.2014

Todos reclamaram das pesquisas. Camilo diz que sentia no contato com o eleitor como ele era acolhido e apoiado

Image-0-Artigo-1714874-1
Abraçado com a mulher, nas comemorações da ida para o segundo turno em primeiro lugar, Camilo faz agradecimentos aos companheiros
FOTO: KID JÚNIOR
Image-0-Artigo-1714815-1
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deram plantão, ontem, na Corte para atender às ocorrências que chegaram da Capital e Interior
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) voltam a se enfrentar nas urnas no próximo dia 26. Camilo Santana, ao contrário do que anunciaram as pesquisas, ficou em primeiro lugar na disputa, com uma diferença de aproximadamente 60 mil votos (veja relação dos votos na página 22). Tasso Jereissati (PSDB) foi eleito senador. Moroni Torgan (DEM) foi eleito deputado federal com uma votação próxima dos 280 mil votos. Capitão Wagner (PR) conseguiu somar quase 200 mil votos. A presidente Dilma Rousseff, no Ceará, conseguiu mais de 3 milhões de votos, ou 68,30 dos votantes.
A eleição transcorreu normalmente, no entendimento da Justiça Eleitoral. No meio da noite os candidatos começaram a se manifestar sobre os resultados que eram conhecidos. A abstenção foi considerada muito elevada, beirando os 20%. Também foi elevado o quantitativo de votos nulos e branco. Só 4.985.633 eleitores cearenses compareceram às urnas.
Pesquisas
O candidato Camilo Santana (PT) comemorou o resultado do primeiro turno no comitê de campanha junto com aliados e militantes. Em discurso, o petista disparou contra as pesquisas ao afirmar que o eleitorado cearense não se deixou enganar pelos números divulgados ao longo do processo eleitoral.
"Isso mostra os erros que as pesquisas tiveram. Principalmente a pesquisa de hoje (a de boca de urna). Isso é ruim porque, muitas vezes, influencia no cenário eleitoral. Então, cabe a população avaliar daqui para frente o risco e o perigo das pesquisas eleitorais", ressaltou, após exaltar que ainda chegou a frente de Eunício Oliveira neste primeiro turno.
Camilo Santana alegou que a melhor pesquisa eleitoral vem do sentimento percebido, principalmente, nas passagens pelos municípios do Interior durante as atividades de campanha.
"A melhor pesquisa vem da rua, do povo. Foi sentir a energia das ruas quando eu ia ao Interior. Então, a maior pesquisa para mim é o que a gente sente nas ruas pela população", destacou.
O petista ainda aproveitou as críticas às pesquisas para fazer uma homenagem a Mauro Filho (PROS), candidato ao Senado, alegando que o aliado alcançou quase o dobro do porcentual previsto nos dados de intenção de voto divulgados ao longo da campanha.
"Queria fazer aqui, além da homenagem a cada um de vocês, três homenagens. Primeiro, a uma pessoa com quem eu convivi durante esses últimos três meses no dia a dia, caminhando e visitando 156 municípios. Quero dizer a ele que ele é um guerreiro. Falo aqui do nosso amigo e companheiro Mauro Filho. Mauro termina a eleição com praticamente 40% dos votos, quase o dobro do que as últimas pesquisas apontavam aqui no Estado do Ceará", pontuou Camilo Santana, ao completar com agradecimentos ao prefeito Roberto Cláudio e ao governador Cid Gomes.
O secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes, disse em cima do palanque que o candidato Mauro Filho foi o mais prejudicado com a divulgação das pesquisas eleitorais. "Quero fazer uma homenagem ao mais prejudicado de todos por essa criminosa manipulação de pesquisas. Mauro Filho chegou com 40%", acusou Ciro.
Após os discurso, Mauro Filho evitou o contato com a imprensa, deixando o comitê antes dos aliados. Camilo Santana alertou aos militantes, no entanto, que ainda é preciso concentrar forças no segundo turno para garantir o êxito no próximo dia 26 de outubro, data da nova votação.
"Mas nós só vencemos o primeiro turno(...)Meu papel agora é unir as famílias cearenses. Eu quero conversar com todas as famílias cearenses, porque não podemos colocar em risco tudo aquilo que o Ceará conquistou nos últimos sete anos e meio com o governador", frisou.
Ao fazer uma avaliação da campanha em discurso para os militantes, Camilo Santana disse ter sofrido bastante com os rumos que a campanha tomou nesta reta final. "Só Deus sabe o que eu sofri nesse primeiro turno.(...) Mas tem uma coisa na vida, que a verdade sempre vence a mentira. O bem sempre vence o mal. E mesmo com a gente prejudicado com as pesquisas, o povo do Ceará neste primeiro turno soube dar a resposta do caminho que eles querem para o Ceará", ressaltou Camilo.
Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário