terça-feira, 7 de outubro de 2014

OITO MUNICÍPIOS

42 mil ausências no voto biométrico

07.10.2014

Dos 426,3 mil eleitores espalhados pelos oito municípios que passaram pelo processo de recadastramento biométrico, 42,2 mil se abstiveram da votação no último domingo. Além de Eusébio, Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús, Alcântaras, Forquilha, Ipaporanga e Aquiraz adotaram, pela primeira vez, a votação por meio do sistema em que é feita a identificação do eleitor por meio da impressão digital.
No cenário da disputa entre os candidatos ao Governo do Estado, o candidato Camilo Santana (PT) teve melhor desempenho que Eunício Oliveira (PMDB) na maioria dos municípios em que a votação foi realizada por meio do sistema biométrico. Do total de oito cidades, o petista obteve mais votos que o peemedebista em seis delas.
Em Alcântaras, do total de 7,8 mil eleitores que foram submetidos ao recadastramento biométrico, 1,1 mil não compareceram às seções eleitorais. Neste município, Eunício Oliveira recebeu mais votos que Camilo Santana, com a preferência de 2,9 mil eleitores contra o apoio de 2,5 mil destinados ao petista.
Em Aquiraz, dos 44,7 mil que compõem o eleitorado, cerca de 4,1 mil eleitores que passaram pelo recadastramento biométrico deixaram de votar. Na disputa do Governo do Estado, a cidade da Região Metropolitana de Fortaleza garantiu vantagem a Eunício Oliveira, que obteve 17,8 mil votos contra 14,8 mil recebidos por Camilo Santana.
Já em Crateús, dos 49,5 mil eleitores, sete mil faltaram às seções do município da Região dos Sertões Cearenses. Na disputa majoritária, quem assegurou o apoio da maioria do eleitorado foi o candidato Camilo, que recebeu 17,4 mil votos contra 17 mil obtidos por Eunício.
Eusébio
No Eusébio, que adotou a votação por meio do sistema biométrico ainda em 2010, aproximadamente 4,1 mil dos 32,7 mil de eleitores deixaram de votar no primeiro turno. Camilo Santana recebeu 12,8 mil votos contra 10,4 mil obtidos por Eunício.
Em Forquilha, na Região Noroeste do Estado, dos 15,4 mil eleitores submetidos ao recadastramento biométrico, 1,4 mil deixou de comparecer às seções para a votação. No município, Camilo também superou Eunício em número de votos ao alcançar a preferência de 6,8 mil do eleitorado contra 4,7 mil.
Dos 7,7 mil eleitores em Ipaporanga, na Região dos Sertões, o Tribunal Regional Eleitoral informou que 1.235 deixaram de votar. Neste município, Camilo Santana também terminou a frente de Eunício Oliveira com 3,2 mil votos contra 2,5 mil.
O principal reduto político do governador Cid Gomes, Sobral, também garantiu vantagem a Camilo Santana sobre Eunício Oliveira, já que o petista recebeu 51,2 mil votos contra 38,1 mil. Em Juazeiro do Norte, 13,6 mil dos 147 mil eleitores não compareceram às seções eleitorais. Na disputa para governador, Camilo saiu do primeiro turno com 74,2 mil votos contra 35 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário