Funceme registra chuva em 24 municípios do Ceará
Categorias:
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 24 municípios do Ceará na noite desta quarta-feira e madrugada desta quinta, 02. As precipitações foram localizadas, mas ocorreram em várias regiões e não são comuns para esta época do ano.
As dez maiores chuvas registradas pela Funceme ocorreram nos seguintes municípios: Ipueiras (49mm); Arneiroz (36mm); Choró (28mm); Cedro, em Várzea da Conceição (23mm); Crateús (15.6 mm); Ipueiras (15mm); Ibicuitinga (14.9mm); Lavras Da Mangabeira (14.2mm); Iguatu (14mm) e Ibaretama (12mm).
Há 12 dias que a Funceme não registrava chuvas significativas no Ceará. No último dia 19 de setembro, houve precipitação em 28 municípios, sendo a maior em Várzea Alegre (33mm). No início do mês de setembro houve registros, mas em menos de cinco municípios e com reduzida pluviometria.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, a influência de áreas de instabilidade atmosférica que se formam por causa da presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro, deixou o tempo instável. “A aproximação desse sistema, cujo centro está no Oceano Atlântico, favorece a ocorrência de chuvas”, explicou Valente. “Nas bordas do CAN há precipitações, enquanto que no centro fica desfavorável”.
A Funceme prevê para hoje (quinta-feira) a ocorrência de chuvas isoladas no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba, na região Jaguaribana e no Sul do Ceará.
Para amanhã e sábado deverá persistir sobre o Nordeste brasileiro, o sistema Cavado de Altos Níveis (CAN). Dessa forma, áreas de instabilidade atmosférica podem ocasionar chuvas isoladas no Centro-Sul e na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. No decorrer do dia, céu entre nublado e parcialmente nublado em todas as regiões cearenses.
CHUVAS NO INTERIOR
A chuva rápida em Russas agradou aos moradores, que sofriam com as máximas de calor nos últimos dias, em que a temperatura chegava aos 34°C. “Dá um alívio. Não foi muita chuva, mas foi bom para refrescar o tempo um pouquinho”, disse o mecânico José Maias. Mesmo com reduzida chuva, alguns pontos da cidade onde não tem calçamento, ficaram alagados, mas não houve registro de problemas pelos moradores.
Na localidade de Quixoá, no município de Iguatu foi registrada a maior precipitação (14mm). Na sede urbana choveu na noite desta quarta-feira e na manhã de ontem, quando o tempo permaneceu nublado. “Aliviou um pouco o calor, mas o sol quando reaparece é quente, elevando a temperatura”, disse a professora, Lúcia Farias.
Os moradores de Iguatu tiveram que usar guarda chuva para ir ao trabalho e levar as crianças para o colégio. Em setembro somente houve registro de chuva no dia 6, na localidade rural de Baú (4mm). A precipitação de ontem pegou muita gente de surpresa. “Não é comum para esta época do ano”, observou o comerciário, Carlos Rocha.
O Ceará enfrenta três anos seguidos de estiagem (chuvas irregulares, localizadas e abaixo da média histórica). O período de chuva no Estado é denominado de inverno e ocorre entre os meses de fevereiro a maio, daí ser chamado de quadra invernosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário