quarta-feira, 1 de outubro de 2014

DEBATE NA TV VERDES MARES

Candidatos evitam maior confronto

01.10.2014

Como tem acontecido, nos últimos dias, o caso dos banheiros foi um dos temas mais citados no confronto de ontem

Image-0-Artigo-1711750-1
Os candidatos Ailton Lopes, Eliane Novais, Eunício Oliveira e Camilo Santana já posicionados, momentos antes do início do debate, ao lado do mediador, jornalista Luiz Esteves
FOTO: TUNO VIEIRA
Image-0-Artigo-1711751-1
Contingente policial entra em ação para evitar a ampliação do confronto entre os grupos de apoiadores dos candidatos Eunício Oliveira e de Camilo Santana, momentos antes da chegada dos dois candidatos à sede da Televisão Verdes Mares
Image-1-Artigo-1711751-1
Um dos integrantes do grupo apoiador de Eunício chegou a ser atingido por um dos rojões que foram soltos em meio aos manifestantes no momento em que os dois grupos se digladiavam nas proximidades da Praça da Imprensa
Image-2-Artigo-1711751-1
Militantes dos candidatos Camilo Santana e Eunício Oliveira frente a frente na Praça da Imprensa, logo no começo da noite, horas antes do início do debate que reunia os quatro postulantes ao Governo. Eles chegaram cedo para ocuparem os espaços
Antecedido por confrontos violentos entre militantes de Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT), o penúltimo debate antes da eleição, que ocorre no próximo domingo, registraram alguns embates incisivos entre os dois principais candidatos que disputam o Governo do Estado: Camilo Santana e Eunício Oliveira. Escândalo dos banheiros, educação, segurança pública, transportes e agricultura foram alguns dos destaques do debate que ocorreu ontem à noite na TV Verdes Mares.
No primeiro bloco, houve duas rodadas de perguntas. Inicialmente, candidatos escolheram temas livres e direcionaram a um postulante. No segundo momento, eles discorreram sobre assuntos sorteados pelo jornalista Luiz Esteves, mediador. Eliane Novais (PSB) começou o debate citando o caso do escândalo dos banheiros, que envolveu desvio de recursos em convênios firmados pela Secretaria das Cidades. O questionamento foi feito a Camilo Santana, ex-gestor da pasta.
"O senhor voltou a se defender sobre o escândalo dos banheiros, disputando com o candidato Eunício a responsabilidade sobre o fato", acusou Novais. O petista voltou a repetir que não tem qualquer relação com o episódio, sustentando que ainda não era secretário quando o recurso foi liberado. "Esse escândalo ocorreu em convênios em junho de 2010 para construir banheiros pobres do Ceará, assumi em janeiro de 2011. Não liberei nenhum centavo", defendeu.
O tema foi novamente aproveitado por Camilo para atacar Eunício Oliveira. "A ação é contra Teodorico Menezes, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) (...) O dinheiro foi para financiar a campanha do deputado Téo Menezes", afirma Camilo, que aproveitou a pergunta para prestar contas com o concorrente acerca das acusações relacionadas ao caso.
"Nos últimos cinco dias, você tem usado programas eleitorais para insinuar que tenho envolvimento no escândalo (...) Olhando nos meus olhos quero que você diga qual acusação você tem contra mim", pergunta Camilo Santana. "Ele mesmo confessou que renovou todos os convênios daquela secretaria. Seus dois coordenadores de campanha foram secretários dele. Quem tem bens bloqueados não sou eu, é o candidato Camilo", respondeu Eunício.
Em seguida, foi a vez de Ailton Lopes (PSOL) indagar a Camilo se ele considera conveniente o governador Cid Gomes ter se afastar do Governo para se dedicar integralmente à campanha do petista. "Isso você tem que perguntar ao governador", desconversou.
Enfrentamento
Em alguns momentos do debate, Camilo e Eunício evitaram o enfrentamento direto, cabendo ao candidato Ailton Lopes a função de discursar contra ambos. "A maior droga é esse modelo de desenvolvimento implantado no Estado do Ceará, onde os equipamento de lazer são centralizados em Fortaleza", respondeu o candidato do PSOL ao ser perguntado sobre as políticas para enfrentamento das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário