quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alerta

Adolescentes deixam de tomar 2ª dose contra o HPV e aplicações da vacina caem 6 vezes

Lêda Gonçalves | 14h29 | 02.10.2014

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, número despencou de 62.742 meninas imunizadas para 10,3 mil na mais recente aplicação da vacina

 

hpv
Meninas com idade entre 11 e 13 anos devem buscar nos postos de saúde segunda dose da vacina contra o HPV
FOTO: Lucas de Menezes
Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza aponta que apenas 10,3 mil meninas entre 11 e 13 anos receberam a  segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Número seis vezes menor do que o alcançado na primeira dose, quando 62.742 adolescentes foram imunizadas.
Por isso, a SMS chama a atenção e explica sobre a importância de se tomar a vacina e informa que vai reforçar a conscientização nas escolas da rede pública. "Ela faz parte do calendário regular de vacina disponível durante todo o ano para essa faixa etária. Ao completar 11 anos, a menina pode procurar os postos de saúde mais próximos de sua residência, com a caderneta e solicitar a vacina".
Para isso, as adolescentes devem apresentar o cartão de vacina ou  documento de identificação para ter acesso às três doses que completam o esquema de vacinação e garantem a proteção contra o vírus. A segunda dose acontece após seis meses da primeira e, a terceira, cinco anos após a primeira.
A vacina contra HPV é direcionada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, portanto, não tiveram nenhum contato com o vírus, reduzindo o surgimento do câncer de colo de útero que é a segunda causa de morte de maior incidência entre as mulheres após o câncer de mama. A SMS, durante a primeira dose, intensificou ainda as ações com visitas às escolas da rede municipal, estadual e particular.
Para as mulheres sexualmente ativas a forma de prevenir é com

Nenhum comentário:

Postar um comentário