ÓRGÃOS
Ceará é referência em transplantes no País
01.09.2014
Em sua 12ª edição, a campanha Doe de Coração faz parte dos movimentos para estimular o transplante
Neste ano, seis transplantes de pulmão foram realizados no Ceará. Com isso, chega a 22 o número de procedimentos realizados pelo Hospital de Messejana desde 2011. Apenas outras três unidades realizam a operação no País, em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Já transplantes de coração foram 14 no mesmo período, o que coloca o Estado em evidência no Brasil. O aumento dos transplantes está associado às campanhas de conscientização para a importância de doar. Entre elas, está o movimento Doe de Coração, promovido pela Fundação Edson Queiroz, desde 2003.
Em setembro, mês em que se comemora o dia mundial de doação de órgãos e tecidos, celebrado no dia 27, o movimento Doe de Coração inicia sua 12ª campanha. De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa, o movimento, reconhecido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), conseguiu chamar a atenção da sociedade para a doação.
"O Doe de Coração desenvolve excelentes estratégias de comunicação que conseguem informar e sensibilizar todos segmentos da sociedade cearense. A campanha promove mudanças de atitudes positivas para os transplantes, favorecendo o aumento do número de famílias que dizem sim à doação de órgãos e tecidos", afirma.
O primeiro semestre de 2014 registrou um aumento de 28,4% das notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplantes no Estado em comparação com igual período do ano anterior. As doações efetivas também cresceram 24,7%, e os transplantes, 15,9%, conforme levantamento da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Recusas
Nenhum comentário:
Postar um comentário