segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Combate ao câncer de mama

Outubro Rosa é lançado em Fortaleza

Karine Zaranza | 14h51 | 29.09.2014

Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização para o diagnóstico precoce e os riscos da doença

 

outubro rosa
Para alertar sobre o câncer, uma ampla programação acontecerá, a partir da quarta-feira, dia 1º, e se estenderá durante todo o mês
Alex Costa
Aconteceu,nesta segunda-feira (29), o lançamento do Outubro Rosa, campanha mundial de luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização para o diagnóstico precoce e os riscos da doença. Para o presidente do Comitê Estadual do Controle do Câncer, Luiz Porto, o grande desafio no combate à enfermidade é fazer com que as mulheres, sobretudo as que tem idade acima de 50 anos, façam os exames de rotina.
"Conseguimos ampliar o número de mamógrafos e temos em quantidade suficiente. O que falta agora é que a mulher vença seus medos, tanto do exame, quanto da doença. Essa resistência faz com que mais de 50% dos casos sejam descobertos já em estágio avançado", alerta Porto.
Para alertar para essa realidade, uma ampla programação acontecerá, a partir da quarta-feira, dia 1º, e se estenderá durante todo o mês. A presidente da Associação Toque de Vida, Nilda Mendes explica que a campanha é responsável por muitos diagnósticos do Câncer. "Temos muitos casos de mulheres que descobriram o câncer durante a campanha. Uma das nossas reivindicações é que haja uma campanha permanente".
O evento de maior destaque durante o mês é a VI Caminhada Rosa, que acontece no dia 19, às 7h, na Beira Mar. A expectativa é reunir 5 mil pessoas, sendo 500 mulheres que venceram a doença. No dia 28, haverá a tradicional bicicletada, que sairá do Fórum Clovis Beviláqua, e reunirá cerca de 300 ciclistas. "O objetivo é incentivar a atividade física como fator preponderante para evitar o aparecimento do câncer", ressalta Nilda. O Piquenique Rosa, no dia 11, será no Passeio Público, às 8h, com atração da banda "Damas Cortejam". Além disso, palestras acontecerão durante o mês inteiro.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no País. Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura, mas, ainda assim, é o que mais mata mulheres no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário