terça-feira, 1 de julho de 2014

Insatisfação

Decon registra 147 reclamações no aeroporto e na Beira Mar durante a Copa

Redação Web | 12h14 | 01.07.2014

Preços abusivos e propagandas enganosas são as principais causas das queixas


Decon
Aeroporto e Beira-Mar foram escolhidos estrategicamente para receber guichês antes do Mundial
FOTO: Kelly Farias
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) registrou 147 queixas nos guichês instalados no Aeroporto Internacional Pinto Martins e na Avenida Beira-Mar, pontos da cidade por onde passaram muitos turistas no período, que vai do início da Copa do Mundo (12/06) até a última segunda-feira (30).
O guichê da Beira-Mar concentrou a maioria das reclamações: 108. Os consumidores atendidos no local se queixaram principalmente dos preços abusivos cobrados em bares e restaurantes e da publicidade enganosa e da cláusula contratual de pousadas e hotéis.
No aeroporto, as 39 queixas dadas foram sobre publicidade e venda enganosa de ingressos da Copa, má prestação de serviço, extravio de bagagem e cobrança indevida.
Órgão autuou 20 restaurantes no período
 
A secretária-executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante, acredita que no "período de Copa do Mundo uma das maiores preocupações do órgão é com a fiscalização de restaurantes, em virtude do fluxo turístico".
 
O órgão fiscalizou 28 estabelecimentos em Fortaleza, Caucaia, Aquiraz e Cascavel e autuou 20 deles, por ausência do alvará de funcionamento, registro sanitário, certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros e Plano de Gerenciamento de Resíduo Sólido.
 
A autuação se transforma em processo administrativo, que pode resultar em multa de R$ 640 a R$ 9,6 milhões.

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