terça-feira, 24 de junho de 2014

NO BRASIL

OMS detecta vírus da poliomielite

24.06.2014


Image-0-Artigo-1643317-1
A última campanha nacional de vacinação ocorreu em 2013, e a próxima está marcada para novembro, com foco em crianças com até 5 anos
FOTO: ALEX COSTA
Campinas. Uma amostra do vírus da poliomielite tipo 1 foi encontrada durante uma inspeção de rotina, realizada em março, no Aeroporto Internacional de Campinas, em São Paulo.
O alerta é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que divulgou ontem o comunicado ressaltando, no entanto, que nenhum caso foi constatado em humanos. Pela análise genética do material, a cepa (do poliovírus selvagem tipo 1) é semelhante à recentemente isolada na Guiné Equatorial, país da África Ocidental. Mais estudos são necessários, mas a OMS acredita que esse seja um caso de importação do vírus. No país africano, a taxa de vacinação é baixa e a de exportação, alta.
A situação é contrária à do Brasil, que erradicou a doença em 1989. Já na América Latina, não há casos registrados desde 1991. Atualmente, mais de 95% da população brasileira está vacinada contra a poliomielite, inclusive em Campinas.
Isso, segundo a OMS, preveniria uma possível transmissão do vírus, ou seja, mesmo com a descoberta da amostra, dificilmente ele se propagaria. "O sistema de vigilância conseguiu detectar o poliovírus em amostras de esgoto, e a imunidade alta parece ter impedido a transmissão", avaliou. Por isso, o órgão afirmou no documento que o risco de transmissão aqui "é muito baixo".
Mesmo assim, a OMS diz que "autoridades de saúde brasileiras aumentaram as atividades de vigilância com o objetivo de detectar a transmissão do poliovírus selvagem tipo 1".
A última campanha nacional de vacinação ocorreu em junho de 2013, e a próxima está marcada para novembro deste ano, com foco em crianças de 6 meses a 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário