sábado, 21 de junho de 2014

EM FORTALEZA

Copa do Mundo vai gerar 1,4 mil toneladas a mais de lixo

21.06.2014

Essa é a média diária estimada pela Abrelpe. Ela representa um crescimento de 33,5% de resíduos sólidos

Image-0-Artigo-1641798-1
Após o jogo entre Japão e Costa do Marfim, no último dia 14, em Recife, os japoneses surpreenderam a todos com um verdadeiro ato de civilidade. Após o término da partida, eles recolheram todo o lixo que produziram
FOTO: REUTERS
A Copa do Mundo atrai milhares de turistas para as cidades-sede. Contudo, por trás de toda a festa e empolgação dos visitantes, existe um legado que poucos estão lembrando: a enorme quantidade de lixo. Fortaleza produz uma média de 4,3 mil toneladas de resíduos diariamente. Porém, conforme a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a estimativa é de que a cidade tenha um acréscimo de 1,4 mil tonelada de lixo por dia, representando crescimento de 33,5%. Os principais focos estão concentrados na Arena Castelão e o seu entorno e na Fan Fest, no Aterro da Praia de Iracema.
Em todo o Brasil, a expectativa é que seja gerado um volume adicional de cerca de 15 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos durante o Mundial. Brasília, que deverá produzir 1,8 mil tonelada de lixo a mais diariamente, é a cidade em que haverá maior geração de resíduos, seguida de São Paulo (1,6), Rio de Janeiro (1,6) e Fortaleza (1,4).
Afinal, qual a consequência dessa produção adicional de lixo? Muitas cidades-sede não se prepararam para o impacto da Copa sobre a produção adicional de resíduos, o que poderá trazer transtornos para o evento e para a imagem das cidades.
Exemplo
Após o jogo entre Japão e Costa do Marfim, no último dia 14, na Arena Pernambuco, em Recife, os japoneses surpreenderam a todos com um verdadeiro ato de civilidade. Após o término da partida, eles recolheram todo o lixo que produziram durante a partida. Seguindo o exemplo dos japoneses, no dia 16 de junho, um grupo de alemães recolheu centenas de copos plásticos espalhados pela Fan Fest, em Copacabana, no Rio de Janeiro, chamando a atenção dos brasileiros presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário