GRIPE
Campanha de vacinação termina em quatro dias
27.05.2014
Imunização contra a gripe ainda não conseguiu atingir a meta de 80% dos grupos elegíveis no Estado
Mesmo depois da prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe para o dia 30 de maio, a Capital ainda não conseguiu atingir a meta de 80% de imunização. Até a manhã de ontem, em todo o Estado, foram 1.173.305 doses aplicadas, totalizando 66,17% da população de grupos prioritários.
"Ainda não temos o balanço de todas as regionais, mas somente as duas que já nos repassaram os números totalizou 228.942 mil pessoas imunizadas. Essa quantidade representa 48% do grupo elegíveis", assegura Renata Dias, assessora técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Dias também acredita que Fortaleza conseguiu atingir mais de 50% do grupo prioritário. Entretanto, só restam quatro dias para o fim da vacinação e o número de cidadãos a serem imunizados é significativo.
A SMS acredita que a partir do dia 2 de junho a vacinação estará disponível para toda a população, mas isso dependerá da quantidade de imunizações realizadas até a data estipulada.
Até o dia 15 de maio, a SMS contabilizou em Fortaleza 188.913 mil pessoas vacinadas, que representa cerca de 40% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Dos imunizados, 59.734 mil são crianças de seis meses a menores de cinco anos e 101.272 mil adultos acima de 60 anos. A meta da campanha é vacinar 552.365 mil pessoas.
No Estado, 69 municípios já cumpriram a meta de imunização, 107 estão com cobertura maior que 50% mas ainda não atingiram a meta, e oito estão com cobertura abaixo de 50%.
Jogos
Uma grande preocupação é a Copa do Mundo, pois vários turistas estarão na Capital e podem trazer outros vírus. "A vacina demora 15 dias para fazer efeito. No momento que a pessoa toma, ela não se encontra imunizada, só após esse período que seu corpo cria anticorpos", explica a assessora técnica de imunização. Faltam 17 dias para o evento, então é importante que a população compareça aos postos de saúde para tentar minimizar as possibilidades de contrair o vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário