sexta-feira, 23 de maio de 2014

CÂMERAS DE SEGURANÇA

Cidades do Cariri registram redução de 65% na violência

23.05.2014

Casos de roubos e assaltos estão menor nas ruas que possuem monitoramento por sistemas de filmagens

sala
Em Juazeiro, a Guarda Municipal acompanha as imagens nas ruas da cidade
FOTOS: ROBERTO CRISPIM
Juazeiro do Norte. A criação de sistemas de monitoramento, através do uso de câmeras de vigilância tem diminuído o número de ocorrências criminosas nos municípios onde os equipamentos já estão instalados, conforme atestam especialistas que atuam na área de segurança pública, como o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro do Norte, coronel José Wellington Alves da Silva. Levantamento realizado pelo setor aponta queda de até 65% no número de roubos e assaltos, enquanto que a taxa de homicídios sofre redução de cerca de 6%, em localidades de maior índice populacional.
As câmeras são instaladas em regiões avaliadas como de maior risco para a prática de delitos. Além de favorecer a gravação dos crimes realizados pelos bandidos, proporcionam, também, uma condição de resposta mais rápida por parte das Polícias Civil e Militar.
Em Juazeiro do Norte, o sistema de monitoramento por meio de câmeras de vigilância é operado por integrantes da Guarda Civil do município. A base de monitoramento fica em uma das salas do prédio que abriga a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. O trabalho no local é feito em regime de plantão 24 horas.
O município conta com apenas seis equipamentos, quatro delas espalhadas pelo Centro da cidade. Embora o número de câmeras seja pequeno, a utilização das máquinas é avaliada pelo comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Juazeiro do Norte como fundamental no auxílio à elucidação de casos de assalto e homicídio. "A partir das filmagens gravadas pelo sistema de segurança, há uma condição muito mais favorável para que a Polícia, através dos seus serviços de inteligência, possa capturar os autores dos delitos. Também favorece o conhecimento das ocorrências sem maiores atrasos, possibilitando, de tal maneira, que a resposta dos aparelhos de segurança seja mais rápida", avalia o comandante do 2º BPM, coronel José Wellington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário