PROBABILIDADE
El Niño pode acontecer já no segundo semestre
23.04.2014
Meteorologista da Funceme informa que as chances de o fenômeno ocorrer já ultrapasssam 50%
As possibilidades de o fenômeno El Niño acontecer no Ceará e em demais estados da região Nordeste em 2015 e até mesmo já no segundo semestre deste ano ultrapassam, hoje, a 50% de chances, confirmou, ontem, a meteorologista da Meiry Sayuri Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O El Niño é um fenômeno oceânico que se caracteriza por águas mais aquecidas do que a média climatológica no Oceano Pacífico leste, próximo à costa da América do Sul. Nessas condições, a evaporação da água do mar do Pacífico leste aumenta, causando movimentos que transportam a umidade para os altos níveis da atmosfera, formando nuvens e causando precipitações acima do normal na região.
Há, portanto, a geração de uma circulação térmica no sentido leste-oeste, com movimentos ascendentes sobre o Pacifico e movimentos descendentes sobre as regiões equatoriais, como por exemplo, sobre Nordeste do Brasil, prejudicando a formação e desenvolvimento de nuvens, com a redução das chuvas.
Segundo a técnica da Funceme, embora diversos modelos de previsão de temperatura da superfície do mar do oceano pacífico, dos Estados Unidos e da Europa, indiquem a ocorrência do El Ninõ, ainda não é possível prever se o fenômeno será intenso ou fraco. No Ceará, o último evento ocorreu em 2010, quando foram registradas chuvas abaixo da média. "Se o fenômeno voltar a ocorrer, será desfavorável ao Estado e trará impactos", disse Meiry Sakamoto.
O comportamento da atmosfera é determinado por processos de troca de energia e umidade, que podem afetar o clima local, regional e global. Uma das componentes do sistema climático do planeta é representada pela interação entre a superfície dos oceanos e a atmosfera adjacente, frisou a meteorologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário