PECUÁRIA
Pecnordeste é lançado durante o Agropacto
23.04.2014
Neri Geller lançará solenemente a Campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado
Fortaleza. O VXIII Seminário Nordestino de Pecuária 2014 (Pecnordeste), contará com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. Ele virá para a abertura do evento, próximo dia 6 de maio, para lançar solenemente a primeira campanha de 2014 de vacinação contra a febre aftosa no Estado, que este ano pretende vacinar 90% do rebanho bovino, do total de dois milhões e 650 mil cabeças, contabilizadas pelo governo estadual.
De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, esta é a primeira campanha de vacinação com o Estado sendo reconhecido nacionalmente como zona livre da febre aftosa. A certificação foi concedida ano passado, mediante portaria assinada pelo ministro antecessor, Antônio Eustáquio Andrade, durante solenidade de abertura da 17ª edição Pecnordeste.
Nelson Martins destacou que ainda no mês de maio o governo do Estado aguarda o resultado do reconhecimento internacional que trata também da certificação de zona livre da febre aftosa. Segundo ele, a avaliação será revelada durante a Conferência Internacional da Organização Internacional de Sanidade Animal, que ocorre entre os dias 23 e 30 de maio, em Paris.
"Estamos com uma boa expectativa quanto ao resultado da certificação internacional. Do ponto de vista econômico, da comercialização dos nossos produtos considero isso um grande avanço para todos nós", avalia.
Pecnordeste
O XVIII Pecnordeste 2014, maior seminário da pecuária do Nordeste responsável por movimentar a cadeia produtiva de nove segmentos, foi lançado ontem durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará-Agropacto. Na ocasião Nelson Martins, falou sobre o Seguro Forragem, conhecido também como seguro alimentação animal, proposto pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
"Sou totalmente a favor, funcionando nos mesmo moldes do garantia safra, garantindo que os nossos agricultores produzam a forragem na estação chuvosa e possam usar a alimentação do seu rebanho na estiagem. Para que isso ocorra, há necessidade de uma lei federal e uma lei estadual, para contribuir com a parte financeira", ressaltou.
Para Nelson Martins, o Pecnordeste é hoje o maior evento da pecuária brasileira, em termos de capacitação, trabalhando fortemente este ano a questão da forragem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário