quinta-feira, 13 de março de 2014

CAJUCULTURA

Deputada cobra a ajuda do Governo

13.03.2014

Destacando os prejuízos acumulados em razão da queda na produção do caju, parlamentar cobra mais atenção

Image-0-Artigo-1565267-1
Em outra manifestação, no plenário da Assembleia, a deputada destaca matéria do Diário do Nordeste sobre transplantes no Estado do Ceará
FOTO: JOSÉ LEOMAR
A deputada Fernanda Pessoa (PR) lamentou a queda da produção de caju, tanto no Ceará quanto no Nordeste, e cobrou mais investimentos para alavancar a cajucultura no Estado. Segundo ela, os produtores do fruto aguardam uma definição sobre o Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju), aprovado pelo Congresso Nacional e já sancionado pela presidente Dilma Roussef.
Pessoa ressaltou que o caju já representou um dos principais produtos da pauta de exportações do Ceará, responsável por quase a metade de toda a produção nacional de castanhas e que chegou a movimentar um mercado de US$ 150 milhões em vendas externas, mas que agora não tem mais a mesma força.
A cajucultura, conforme dados apresentados pela parlamentar, já chegou a disponibilizar mais de 150 mil postos de trabalho no Estado e, atualmente, passa por situação complicada, apesar de todos os esforços desprendidos pelo Sindicato dos Produtores de Caju do Estado do Ceará (Sincaju).
O Sincaju tem tido como prioridade estimular uma relação responsável entre os produtores de caju, industriais e Governo do Estado. A cada ano que passa, lamentou Pessoa, a área de plantio tem sido reduzida, bem como a produtividade, além da existência de algumas pragas que geram prejuízos aos cajucultores.
"Ano após ano, há perda sistemática de produtividade, que culminou com a quebra de mais de 60% da safra em 2010. No contexto da economia local, o setor enfrenta carência de investimento em inovação tecnológica, falta de verba e realização de diagnósticos paliativos", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário