sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Homens mais altos do Brasil visitam o Ceará; conheça Ninão e Gigante

Redação Web | 15h10 | 21.02.2014

Nordestinos são 2º e 5º homens maiores do Mundo

GIgantes do Ceará
O repórter João Bandeira Neto, de 1,75m, fica pequeno ao lado dos "gigantes".
Foto: Messias Borges
Ninão e Gigante de Alagoas. Os apelidos não negam seus tamanhos. Os 2 maiores homens do Brasil, com 2,37m e 2,27m, respectivamente, estão em Fortaleza nesta sexta-feira (21) para divulgar a marca de uma empresa de fastfood. Eles conversaram com o Diário do Nordeste sobre a infância difícil, o gigantismo e a popularidade.
Joélisson Fernandes da Silva, o Ninão, 28, e José Cristóvão da Silva, o Gigante de Alagoas, 29, nasceram e cresceram nos interiores nordestinos de Assunção (PB) e Palmeira dos índios (AL). E como cresceram. A estatura acima do padrão na juventude resultou no diagnóstico de gigantismo. Para Joélisson, aos 14 anos, e para Cristóvão, aos 15.
O gigantismo é causado pelo excesso da produção do hormônio do crescimento (GH), alteração ligada ao nascimento de um tumor benigno, durante a infância e a puberdade. Foi o que acometeu ambos.
No início, as pequenas cidades dos grandes homens estranharam suas alturas. Hoje, para Ninão, Assunção está acostumada. Já para o Gigante, Palmeira dos Índios continua se surpreendendo, devido aos muitos turistas que sempre tem por lá. Turismo o qual eles estão incluídos. Suas casas são paradas certas quando se está visitando as cidades paraibana e alagoana.
Tratamento teve que ser feito em outras cidades
Os dois apelaram para a cirurgia e a retirada do tumor na juventude, o que, consequentemente, interrompe o crescimento incomum. Com todas as dificuldades de se tratar, ser operado e se deslocar para grandes centros com hospitais capazes e estruturados para tratá-lo, Ninão só conseguiu se operar aos 21 anos. A intervenção cirúrgica foi bem sucedida e alcançou seu objetivo: não permitir que Joélisson superasse 2,37m.

Um comentário: