EDUCAÇÃO
Ensino integral tem avanço de 89,4% em três anos no Estado
27.02.2014
Total de vagas para a modalidade corresponde a 11% da oferta do Ensino Médio
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que 25% das matrículas da rede pública sejam no ensino de tempo integral até 2023. O Ceará demonstra que caminha para atingir a meta a passos largos. Em três anos - entre 2010 e 2013 - a modalidade avançou 89,4% no número de alunos. Nesse período, o Estado saltou de 19 mil matriculados para 36 mil. O total representa 11% da oferta de vagas no Ensino Médio, atualmente com 350 mil alunos. Os dados são do Censo Escolar e divulgados pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc). Já o PNE ainda aguarda votação no Congresso.
Nesse período, o número de escolas também aumentou de 59 unidades, em 2010, em 42 municípios; para 100, no ano passado, em 70 municípios. Um salto de 69,4%. A meta, adianta a Seduc, é chegar a 140 até o fim deste ano, com 80 municípios.
Nessas unidades, informa a Seduc, via assessoria de imprensa, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h.
Dessa forma, avalia, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Os cursos, atualmente, um total de 51, são definidos a partir da vocação econômica da região, onde a unidade será implantada. Durante o terceiro ano, o governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse momento que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a formação.
O currículo na Escola de Educação Profissional conta com as disciplinas da base comum, ou seja, previstas na grade curricular do ensino médio, as disciplinas relacionadas com cada um dos 51 cursos técnicos desenvolvidos nas escolas, além de uma parte diversificada com conteúdos voltados para o desenvolvimento pessoal, social e profissional de cada aluno.
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