Abastecimento de água em Itapipoca acontece de forma progressiva e alternada em bairros da cidade
Redação Web | 12h06 | 02.01.2014
Fornecimento de água acontece com uma vazão inicial de 220 mil litros/hora
O abastecimento de água no município de Itapipoca está voltando aos poucos para a população. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) explicou nesta quinta-feira (2) que a distribuição vai acontecer de forma progressiva e alternada nos bairros. Durante 24h, os bairros altos da cidade serão os privilegiados com uma vazão inicial de 220 mil litros/hora, devido aos procedimentos de teste da adutora e do sistema de água. Abastecimento em Itapipoca também continua sendo reforçado por carros-pipa Foto: Alan Matos
Desde o dia 6 de dezembro a adutora que levaria água do Açude Gameleira ao município estava em sistema de testes e foi acionada na última segunda-feira (23), quando apareceram vazamentos em diversos pontos. Conforme a Cagece, no dia seguinte, a operação se inverte, privilegiando os bairros baixos. Além disso, o abastecimento também continua sendo reforçado por carros-pipa.
Segundo a gerente de vendas, Priscila Vaz de 26 anos, o abastecimento de água voltou no estabelecimento em que trabalha no Centro da cidade, região alta de Itapipoca privilegiada com o fornecimento inicial. "Aqui no meu local de trabalho chegou, mas ainda não tá dando para encher a caixa. A gente chegou hoje umas 8h e já tinha água".
Entretanto, Priscila conta que outro bairro da região alta da cidade ainda não foi agraciado com a volta da água. "Na casa de uma vendedora daqui não chegou. Ela mora na Área Nobre", explica.
De acordo com a Cagece, a vazão da adutora só poderá ser completa no final do período de testes, pois precisa ser testada a tubulação em suas diversas condições de pressão e vazão. O aumento da vazão será feito progressivamente após a adutora se estabilizar.
Já no bairro Ladeira, também área alta de Itapipoca, o abastecimento de água ainda não foi normalizado. Conforme Elaine Silva de 35 anos, filha de um comerciante do bairro, o estabelecimento do seu pai ainda não recebeu água. "Falaram que ia chegar, mas não chegou. Tem umas casas que chega pouco e aqui não chega". "Se prometeu pode ser que chegue ao longo do dia, né?", diz confiante.
O órgão explicou que vai continuar com os testes operacionais até o sistema estar em todas as condições de funcionamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário