terça-feira, 31 de dezembro de 2013


EM 2013

Detran recolheu 5,5 mil carteiras de motoristas

31.12.2013
 Motoristas foram autuados pelo órgão, principalmente, pela falta de documentação do veículo e do condutor
Um total de 5.585 motoristas foram intimados pelo Departamento Estadual de Trânsito no Ceará (Detran/CE) a entregarem suas carteiras de habilitação nos primeiros dez meses deste ano. Todos os condutores foram intimados por terem sido autuados dirigindo sem o licenciamento do veículo ou habilitação, não usar cinto de segurança, dirigir embriagado ou flagrado realizando manobras perigosas ou com excesso de pontos na carteira. Em média, são 19 apreensões por dia.

Todos os condutores foram intimados por terem sido flagrados dirigindo embriagados, sem o licenciamento do veículo 
ou habilitação, por não usarem cinto de segurança, ou por estarem realizando manobras perigosas com o automóvel


Um dado chama atenção dos estudiosos de trânsito. A frota de Fortaleza somou 885,3 mil veículos até outubro deste ano. 

No entanto, o geral dos habilitados é de 868,6 mil. Uma diferença que pode demonstrar a grande quantidade de pessoas que dirige ou pilota motos sem o documento de habilitação. A falta da CNH e, principalmente, capacidade técnica para conduzir veículos automotores potencializam os acidentes no Trânsito, dizem especialistas.

Alguns desses condutores entraram com recursos nas Juntas Administrativas de Recursos e Infrações (Jari) e não tiveram os pedidos aceitos. Em todos os casos, os motoristas com a carteira recolhida irão cumprir suspensão de até 12 meses do direito de dirigir ou, em casos de reincidência, de seis a 24 meses.

Apesar do número ser considerado alto, o total das habilitações apreendidas é 45% menor do que igual período do ano passado, quando 10.151 motoristas tiveram suas habilitações recolhidas pelo Detran
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário