sexta-feira, 18 de outubro de 2013


HÁBITOS SAUDÁVEIS

Médico vive o desafio de ser agente educador

18.10.2013
Após 37 anos, Ceará recebe Assembleia Anual da Associação Médica Mundial (WMA) com mais de 50 países
Obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e tantos outros males. Eis uma série de doenças crônicas que atingem hoje o cotidiano da população. Na data em que se comemora o Dia do Médico, surge um desafio: qual o papel deste profissional em uma sociedade tão doente?

Profissionais da saúde desempenham importante papel na educação do paciente para melhoria dos hábitos e prevenção de doenças Foto: José Leomar

A reportagem acompanhou, na tarde de ontem, os debates da Assembleia Anual da Associação Médica Mundial (WMA), no Cumbuco, para ouvir os protagonistas. Após 37 anos sem ser realizado no Brasil, o Ceará vira palco desse importante evento internacional com a presença de mais de 50 associações médicas de todos os continentes do mundo.

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, reforçou a importância desse profissional na educação do paciente para melhoria dos hábitos. "O médico vem como um agente educador e o ideal é que seja também um exemplo", diz.

Para Florentino, a escolha do estilo de viver influencia muito na qualidade de vida que cada um terá. "Temos uma população com muito sobrepeso. E embora o tabagismo tenha caído, ainda preocupa muito. E sabemos do impacto disso no envelhecimento da população. Quanto mais se vive, mais chances existem de termos mais doenças crônicas não transmissíveis", ressalta
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário