terça-feira, 22 de outubro de 2013


APÓS LIMINAR

Pacientes esperam mais de 3 meses por remédios

22.10.2013
Mais de 3 mil pessoas já solicitaram ao MP que dê entrada em ações exigindo medicamento de alto custo no Ceará
A corrida é contra o tempo. Cada minuto é valioso para a aposentada Maria Aparecida Machado Lima Alves, 34, portadora da doença de Crohn, uma inflamação grave no intestino que já devastou 30% do seu órgão. "Nem água eu ´seguro´ no corpo. Não consigo me alimentar de nada, estou definhando", lamenta. Brigando na Justiça para conseguir um novo medicamento, ela ganhou liminar em maio, mas ainda não recebeu remédio que custa R$ 5mil. Já sofre há cinco meses, vendo a vida passar, as dores aumentarem e a esperança ruir.

Levantamento recente da Defensoria Pública da União no Ceará revela demanda de 50 doentes do SUS que estão sem receber medicamentos FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Entretanto, Maria Aparecida não é a única na fila por medicamentos de alto custo. Conforme dados da promotora de Justiça da Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto, mais de 3 mil pessoas já solicitaram ao MP que dê entrada em ações exigindo medicamento de alto custo. "São mais de 8 mil procedimentos em andamento na Promotoria de pacientes querendo atendimento. Destes, 80%, cerca de 3 mil são para remédios, demanda crescente".

A Justiça até que tem sido rápida no atendimento, afirma Isabel. O problema agora, segundo ela, está sendo no cumprimento imediato da liminar. Na maioria dos casos há demora de três, quatro meses no repasse.

"Quando é para o Estado cumprir, a demora começa. Bate na questão do fornecimento, da burocracia, na lentidão para a compra. E cada dia que passa, é mais risco de morte e piora do quadro. Temos que exigir mais celeridade e respeito", relata Isabel.

A Defensoria Pública da União no Ceará (DPU-CE) divulgou levantamento recente apontando demanda de 50 doentes do Sistema Único de Saúde (SUS) que, mesmo após decisão judicial favorável, ainda estão sem receber os remédios custo necessários para o tratamento
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário