RUMO À CATALUNHA
O dia do adeus chegou
27.05.2013
Após anunciar que jogará no Barcelona a partir de agora, Neymar faz sua despedida do Santos e se emociona antes da partida contra o Flamengo
O atacante Neymar não conteve as lágrimas antes de disputar o seu último jogo pelo Santos, o empate sem gols com o Flamengo, neste domingo, no Mané Garrincha. Já na execução do Hino Nacional Brasileiro, o reforço do Barcelona começou a chorar por causa da despedida.
"A ficha já está começando a cair. Está na garganta. Vou tomar água para ela cair realmente", comentou Neymar, sorrindo, mais tranquilo ao fim da sua partida derradeira pelo Santos.
Atacante teve atuação discreta no empate em 0 a 0 com o Fla em Brasília Fotos: Reuters
Durante o jogo, o atacante não conseguiu se destacar. Recebeu poucas vezes a bola e arriscou algumas conclusões em cobranças de falta, mas sem precisão e força suficientes para vencer o goleiro Felipe.
No intervalo, seu time demorou muito a voltar ao gramado do Mané Garrincha. "Foi emocionante, sim, no vestiário. Agradeci aos meus companheiros por todos os momentos juntos, de treinamentos a jogos, a concentrações, a viagens, a conquistas e até a derrotas. Torço muito por eles", discursou Neymar.
Em seu adeus, o astro ainda falava muito do Santos e pouco do novo clube. "Ainda não sei quando vou viajar a Barcelona. Vou ver isso direitinho", explicou, sem antecipar emoções.
"Vamos ver como será quando eu chegar lá e vestir a camisa", finalizou.
Agradecimento
Neymar foi vaiado em alguns momentos de sua última partida no futebol brasileiro. Maioria no Mané Garrincha, os torcedores do Flamengo seguiram o exemplo de rivais e críticos das atuações do atacante na Seleção Brasileira e não o pouparam de assobios durante o empate sem gols deste domingo. Dos santistas, ao contrário, sobraram aplausos ao ídolo. "A torcida do Santos é a única que torce de verdade por mim. Só tenho que agradecer e dizer um até logo. Em breve, estarei de volta", prometeu ele.
O atacante discursou sempre que o assunto era a sua relação com os santistas. "O Santos representa quase tudo na minha vida. Comecei aqui, conquistei os meus primeiros títulos, e hoje fecho com chave de ouro a minha primeira passagem pelo Santos. Honrei a camisa", bradou.
Sem traumas
Neymar lembrou ainda que a sua saída da Vila Belmiro não foi traumática como a de outros ídolos que passaram pelo clube - como Robinho, que ouviu gritos de "vaza" enquanto acertava contrato com o Real Madrid.
"Estou realizando um sonho ao sair do Santos pela porta da frente", disse o novo jogador do Barcelona. "Quero voltar para a minha segunda casa um dia e para o Brasil, o meu lugar".
Ele se despede do time santista com 138 gols, 230 partidas e seis títulos conquistados.
Fortuna
103 milhões de euros (R$ 273 mi) é o valor total da transação - 28 milhões para investidores e para o Santos, 40 milhões em luvas para o atleta e 35 milhões em salários.
SAIBA MAIS
Primeira aparição
Neymar estreou em 2009 no Paulistão. Na época, o Santos tinha 17 mil sócios e encerrou a temporada com faturamento de R$ 70 milhões, além de campanhas pouco expressivas na Copa do Brasil e no Brasileiro (12º)
Nos dias atuais
Maio de 2013. O Santos conquistou seis títulos com Neymar, aumentou para 65 mil sócios e faturou 198 milhões ao final da última temporada
Críticas
Recentemente, o ex-técnico da Seleção Mano Menezes criticou o desempenho de Neymar e defendeu a ida do santista para a Europa.
"Nos últimos seis meses você não vê evolução nele, até uma pequena involução", comentou
Apresentação
No próximo dia 4 de junho, o atleta vai para Barcelona e será apresentado à torcida blaugrená
Atacante explica escolha pelo Barça
Neymar fez apenas um dia de suspense após o Santos anunciar que o destino do atacante seria Barcelona ou Real Madrid. O atacante, que sempre esteve propenso a acertar com o time catalão, ratificou a escolha ao falar com os seus familiares e até ao pedir inspiração divina.
"Conversei com a família e me voltei para o meu coração, que escolheu esse lugar (Barcelona). Conversei muito com Deus também. Nas minhas orações, pedi para que me ajudasse a escolher o caminho certo. Tenho certeza de que escolhi bem" afirmou.
Segundo o técnico Muricy Ramalho e os agora ex-companheiros do astro do Santos, no entanto, seu desejo sempre foi o Barcelona. Neymar tinha o sonho de defender o mesmo clube em que outros brasileiros (como seu agente de imagem Ronaldo, Romário, Rivaldo e Ronaldinho) já brilharam. "Todas as crianças têm sonhos. Algumas querem jogar futebol, outras seguir carreira como dentistas, repórteres... Eu tinha o sonho de ser atleta profissional. Hoje, o Barcelona está realizando mais um sonho de um menino com cara de homem, já um pai de família".
Amigo esperando
No sonho que se tornou realidade, Neymar contará com a ajuda de um amigo em Barcelona.
"O Daniel Alves foi o cara que mais me encheu o saco para ir para lá, no bom sentido", revelou. "Será uma satisfação grandiosa jogar com ele. Sempre sonhei com o Barcelona. E, graças a Deus, estou realizando esse desejo" completou o atacante.
Marketing do clube catalão articula ações com o atleta
Não há dúvidas de que o Barcelona apostou em Neymar como parte de sua estratégia de renovação em campo. Mas, enquanto o departamento de futebol do clube buscará enquadrar o jogador no esquema com Messi, é em outro departamento do Barcelona que um plano tão ousado quanto o esquema tático do time está sendo formado para o brasileiro: o de marketing.
Neymar enfrenta o agora companheiro de time Messi, na final do Mundial de clubes de 2011. Marcas individuais são tão importantes quanto a "marca Barça"
Fontes do Barcelona confirmam que os planos são de transformar Neymar em uma "marca global". Para os executivos, o atacante já demonstrou no Brasil a sua capacidade de atrair empresas. Na Catalunha, tão importante quanto os títulos é a exposição internacional de marketing do clube. Os números falam por si só: a renda média dos últimos anos foi de 480 milhões de euros - 60% disso vem de marketing e, nesse esquema, tão fundamental quanto a própria "marca Barça" são as marcas individuais como Messi ou Iniesta.
A operação de marketing envolve mais gente que o próprio time de jogadores. São 65 profissionais dedicados à venda do nome do clube e, sem a renda dessa área, o Barcelona não teria como pagar suas contas. Nos últimos anos, a dívida colossal de 578 milhões de euros foi reduzida em mais de 100 milhões de euros graças justamente a um novo impulso no marketing.
Novo Barça
E é nesse esquema que Neymar irá entrar. Os especialistas não negam: usarão o fato de o craque ser brasileiro, o fato de a Copa ser no Brasil e o fato de ele vir do time de Pelé. Mas o principal será o argumento de que ele representa o "novo" Barcelona.
No fim de semana, o clube já registrou o que seria uma busca espontânea por camisas de Neymar. A loja no Camp Nou, administrada pela Nike, é a segunda loja com a maior faturamento no mundo e só perde para a loja central da Nike, em Nova York.
A operação de marketing do clube vai desde aplicativos para smartphones até turnês pelos "novos mercados". Em seu comando, uma direção com especialistas estrangeiros que tratam o clube como multinacional. No Barça, Neymar ainda abre as portas para três mercados que pouco conheciam o brasileiro: China, Oriente Médio e EUA.
Mas o departamento de marketing do clube já avisa: a transformação do craque em uma marca global dependerá de uma outra equação bem menos previsível: gols e espetáculo.
O atacante Neymar não conteve as lágrimas antes de disputar o seu último jogo pelo Santos, o empate sem gols com o Flamengo, neste domingo, no Mané Garrincha. Já na execução do Hino Nacional Brasileiro, o reforço do Barcelona começou a chorar por causa da despedida.
"A ficha já está começando a cair. Está na garganta. Vou tomar água para ela cair realmente", comentou Neymar, sorrindo, mais tranquilo ao fim da sua partida derradeira pelo Santos.
Atacante teve atuação discreta no empate em 0 a 0 com o Fla em Brasília Fotos: Reuters
Durante o jogo, o atacante não conseguiu se destacar. Recebeu poucas vezes a bola e arriscou algumas conclusões em cobranças de falta, mas sem precisão e força suficientes para vencer o goleiro Felipe.
No intervalo, seu time demorou muito a voltar ao gramado do Mané Garrincha. "Foi emocionante, sim, no vestiário. Agradeci aos meus companheiros por todos os momentos juntos, de treinamentos a jogos, a concentrações, a viagens, a conquistas e até a derrotas. Torço muito por eles", discursou Neymar.
Em seu adeus, o astro ainda falava muito do Santos e pouco do novo clube. "Ainda não sei quando vou viajar a Barcelona. Vou ver isso direitinho", explicou, sem antecipar emoções.
"Vamos ver como será quando eu chegar lá e vestir a camisa", finalizou.
Agradecimento
Neymar foi vaiado em alguns momentos de sua última partida no futebol brasileiro. Maioria no Mané Garrincha, os torcedores do Flamengo seguiram o exemplo de rivais e críticos das atuações do atacante na Seleção Brasileira e não o pouparam de assobios durante o empate sem gols deste domingo. Dos santistas, ao contrário, sobraram aplausos ao ídolo. "A torcida do Santos é a única que torce de verdade por mim. Só tenho que agradecer e dizer um até logo. Em breve, estarei de volta", prometeu ele.
O atacante discursou sempre que o assunto era a sua relação com os santistas. "O Santos representa quase tudo na minha vida. Comecei aqui, conquistei os meus primeiros títulos, e hoje fecho com chave de ouro a minha primeira passagem pelo Santos. Honrei a camisa", bradou.
Sem traumas
Neymar lembrou ainda que a sua saída da Vila Belmiro não foi traumática como a de outros ídolos que passaram pelo clube - como Robinho, que ouviu gritos de "vaza" enquanto acertava contrato com o Real Madrid.
"Estou realizando um sonho ao sair do Santos pela porta da frente", disse o novo jogador do Barcelona. "Quero voltar para a minha segunda casa um dia e para o Brasil, o meu lugar".
Ele se despede do time santista com 138 gols, 230 partidas e seis títulos conquistados.
Fortuna
103 milhões de euros (R$ 273 mi) é o valor total da transação - 28 milhões para investidores e para o Santos, 40 milhões em luvas para o atleta e 35 milhões em salários.
SAIBA MAIS
Primeira aparição
Neymar estreou em 2009 no Paulistão. Na época, o Santos tinha 17 mil sócios e encerrou a temporada com faturamento de R$ 70 milhões, além de campanhas pouco expressivas na Copa do Brasil e no Brasileiro (12º)
Nos dias atuais
Maio de 2013. O Santos conquistou seis títulos com Neymar, aumentou para 65 mil sócios e faturou 198 milhões ao final da última temporada
Críticas
Recentemente, o ex-técnico da Seleção Mano Menezes criticou o desempenho de Neymar e defendeu a ida do santista para a Europa.
"Nos últimos seis meses você não vê evolução nele, até uma pequena involução", comentou
Apresentação
No próximo dia 4 de junho, o atleta vai para Barcelona e será apresentado à torcida blaugrená
Atacante explica escolha pelo Barça
Neymar fez apenas um dia de suspense após o Santos anunciar que o destino do atacante seria Barcelona ou Real Madrid. O atacante, que sempre esteve propenso a acertar com o time catalão, ratificou a escolha ao falar com os seus familiares e até ao pedir inspiração divina.
"Conversei com a família e me voltei para o meu coração, que escolheu esse lugar (Barcelona). Conversei muito com Deus também. Nas minhas orações, pedi para que me ajudasse a escolher o caminho certo. Tenho certeza de que escolhi bem" afirmou.
Segundo o técnico Muricy Ramalho e os agora ex-companheiros do astro do Santos, no entanto, seu desejo sempre foi o Barcelona. Neymar tinha o sonho de defender o mesmo clube em que outros brasileiros (como seu agente de imagem Ronaldo, Romário, Rivaldo e Ronaldinho) já brilharam. "Todas as crianças têm sonhos. Algumas querem jogar futebol, outras seguir carreira como dentistas, repórteres... Eu tinha o sonho de ser atleta profissional. Hoje, o Barcelona está realizando mais um sonho de um menino com cara de homem, já um pai de família".
Amigo esperando
No sonho que se tornou realidade, Neymar contará com a ajuda de um amigo em Barcelona.
"O Daniel Alves foi o cara que mais me encheu o saco para ir para lá, no bom sentido", revelou. "Será uma satisfação grandiosa jogar com ele. Sempre sonhei com o Barcelona. E, graças a Deus, estou realizando esse desejo" completou o atacante.
Marketing do clube catalão articula ações com o atleta
Não há dúvidas de que o Barcelona apostou em Neymar como parte de sua estratégia de renovação em campo. Mas, enquanto o departamento de futebol do clube buscará enquadrar o jogador no esquema com Messi, é em outro departamento do Barcelona que um plano tão ousado quanto o esquema tático do time está sendo formado para o brasileiro: o de marketing.
Neymar enfrenta o agora companheiro de time Messi, na final do Mundial de clubes de 2011. Marcas individuais são tão importantes quanto a "marca Barça"
Fontes do Barcelona confirmam que os planos são de transformar Neymar em uma "marca global". Para os executivos, o atacante já demonstrou no Brasil a sua capacidade de atrair empresas. Na Catalunha, tão importante quanto os títulos é a exposição internacional de marketing do clube. Os números falam por si só: a renda média dos últimos anos foi de 480 milhões de euros - 60% disso vem de marketing e, nesse esquema, tão fundamental quanto a própria "marca Barça" são as marcas individuais como Messi ou Iniesta.
A operação de marketing envolve mais gente que o próprio time de jogadores. São 65 profissionais dedicados à venda do nome do clube e, sem a renda dessa área, o Barcelona não teria como pagar suas contas. Nos últimos anos, a dívida colossal de 578 milhões de euros foi reduzida em mais de 100 milhões de euros graças justamente a um novo impulso no marketing.
Novo Barça
E é nesse esquema que Neymar irá entrar. Os especialistas não negam: usarão o fato de o craque ser brasileiro, o fato de a Copa ser no Brasil e o fato de ele vir do time de Pelé. Mas o principal será o argumento de que ele representa o "novo" Barcelona.
No fim de semana, o clube já registrou o que seria uma busca espontânea por camisas de Neymar. A loja no Camp Nou, administrada pela Nike, é a segunda loja com a maior faturamento no mundo e só perde para a loja central da Nike, em Nova York.
A operação de marketing do clube vai desde aplicativos para smartphones até turnês pelos "novos mercados". Em seu comando, uma direção com especialistas estrangeiros que tratam o clube como multinacional. No Barça, Neymar ainda abre as portas para três mercados que pouco conheciam o brasileiro: China, Oriente Médio e EUA.
Mas o departamento de marketing do clube já avisa: a transformação do craque em uma marca global dependerá de uma outra equação bem menos previsível: gols e espetáculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário