domingo, 28 de abril de 2013

Procura por vacina contra gripe é grande

28.04.2013
A procura por vacinação contra a gripe foi grande nos postos de saúde de Fortaleza neste sábado. Somente o Centro de Saúde da Família Paulo Marcelo, no Centro da Cidade, aplicou, entre 7h e 9h, 220 doses. Desde o início da imunização contra a Influenza, no último dia 20 de abril, o posto vacinou mais de 7 mil pessoas.

O Centro de Saúde da Família Paulo Marcelo, no Centro da Cidade, ficou lotado de pessoas que procuraram a vacina contra a gripe foto: Waleska Santiago

A aposentada Helena Batista, 68, foi uma das primeiras a chegar ao posto. Ela conta que aderiu à campanha há nove anos e nunca sentiu nenhuma reação adversa. "Mal a gente sente a picada da agulha, e depois é como se nada tivesse acontecido ou seja, não tive problema. Nunca mais tive gripe", frisa.

O casal Noemi Prudente e Raimundo Azevedo também recebeu a vacina na manhã de ontem. "Ele (brinca Noemi com o marido) tem medo, mas todo ano o arrasto para o posto. O importante é a gente ficar livre a doença que pode matar", diz.

Maria Valdelivia Oliveira, mãe de Juliana, de um ano, contou que só teve tempo de vacinar a filha na manhã do sábado. "Só consegui folga do trabalho hoje e não perdir mais tempo".

Prorrogação

A campanha prossegue até o dia 10 de maio em todo o Brasil. Devem se vacinar na rede pública de saúde todos idosos com mais de 60 anos de idade, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. A rede particular também oferece a vacina.

Durante a campanha, são oferecidas as vacinas Trivalente, contra Influenza B (Sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1); Pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas causadas pelo pneumococo para pessoas institucionalizadas e acamadas; Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 29 anos; e dupla adulto, contra difteria e tétano.

Meta
No Ceará, a meta é vacinar 80% da população de 1,5 milhão de pessoas dos grupos prioritários. Em Fortaleza, são 421 mil pessoas nos oito grupos.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não atingiram a cobertura adequada que intensifiquem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados, como no Paulo Marcelo.

De acordo com os médicos, para evitar a contaminação por influenza, é recomendada a adoção de medidas de higiene pessoal. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. É aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário