quarta-feira, 6 de março de 2013


SAÚDE PÚBLICA

HRN inicia atendimento neste mês

06.03.2013

Desde o fim de fevereiro, já está sendo feito o agendamento de exames radiológicos como ultrassonografia

Sobral Neste mês, iniciam três novas etapas de funcionamento do Hospital Regional Norte (HRN). No próximo dia 18, começa o funcionamento do ambulatório de cirurgia geral do centro cirúrgico. Já no dia 30, serão iniciadas as internações das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátricas, Neo-Natal e Adulto, além do funcionamento do Centro Obstétrico.

Instalações da UTI Neonatal que começa atendimento no dia 30 de março. Moradores da Zona Norte aguardam com expectativa FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Desde o dia 28 de fevereiro já é possível o agendamento de exames radiológicos, como ultrassonografia, broncoscopia, colonoscopia, endoscopia, raios-X, e ainda exames laboratoriais para marcação de cirurgias eletivas. Nos agendamentos, feitos através da Central de Regulação do Estado, são priorizados os casos de pacientes que aguardam há mais tempo a realização dos exames no setor público.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até o dia 27 de fevereiro haviam 187 pessoas cadastradas na Central de Regulação esperando por colonoscopia (exame endoscópico do intestino grosso), e mais 478 aguardando por endoscopia.

Desde o fim do mês passado, também estão sendo marcados os atendimentos no ambulatório geral, que inicia dia 18. Nessa etapa do cronograma de funcionamento, os pacientes já agendados desde o dia 28, começam a ser operados no centro cirúrgico do hospital, que fica no mesmo bloco do centro de imagens, além de outros procedimentos, que serão realizados em pacientes encaminhados pelos municípios da macrorregião até a data.

A etapa final de funcionamento do HRN se dá dia 20 de maio, com o início dos atendimentos de urgência e emergência gineco-obstétrico, pediátrico, clínico adulto e cirurgia geral.

O HRN tem capacidade para realizar até 60 cirurgias por dia. Para internações, a capacidade é de 1.300/ mês. Com 382 leitos e área construída de 57 mil metros quadrados, é o maior hospital do Interior do Ceará e do Interior do Nordeste e visa atender a uma população de 55 municípios. Para explicar o cronograma de atendimento e os casos de encaminhamento para o HRN, a Secretaria de Saúde do Estado se reuniu em fevereiro, primeiro com prefeitos e secretários de Saúde municipais e depois com diretores e técnicos da rede de hospitais e coordenadores da atenção básica. Durante a conversa, o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, reforçou o pedido com os gestores de manter o compromisso de não reduzir o que existir de média complexidade. "Não importa o que aconteça, mas as Prefeituras devem manter a média complexidade funcionando. Com esses investimentos em alta complexidade na região, queremos que os prefeitos invistam em atenção primária e saúde básica. O perfil do HRN é de alta complexidade, então não pode ser tratado diferente", frisou.

Na região, há cinco hospitais polos, 17 hospitais de pequeno porte e alguns hospitais municipais, além de 393 equipes do Programa Saúde da Família. No Estado, são dez hospitais na Rede Pública Estadual, sendo oito na Capital, um no Cariri e o último, o HRN, em Sobral. Os Hospitais Regionais foram os primeiros da rede estadual a serem construídos fora da Capital.

O Hospital Regional do Cariri, que funciona desde abril de 2011, em Juazeiro do Norte, atende à população dos 44 municípios da macrorregião. Assim, o HRN é o segundo hospital da rede estadual no Interior. O terceiro - o Hospital e Maternidade do Sertão Central - está em construção em Quixeramobim. Ainda haverá o quarto para atender a população da Região Metropolitana. O Hospital Regional Metropolitano deverá ficar pronto antes da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, segundo a Sesa.

Exame

665 pacientes que aguardam por exame endoscópico do intestino grosso e por endoscopia, conforme levantamento da Sesa até o dia 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário