terça-feira, 5 de março de 2013


Planos de saúde voltam ao topo de ranking nacional de reclamações

Folhapress | 18h38 | 04.03.2013

Financeiro, de produtos e telecomunicações estão nas posições seguintes



Após ficar em segundo lugar em 2011, osplanos de saúde voltaram a liderar oranking de reclamações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). O setor foi o que mais registrou problemas no último ano,seguido pelo financeiro, de produtos e telecomunicações.
Negações de cobertura dos planos é um dos principais motivos para a colocação. Foto: Kid Junior
As principais queixas dos consumidores são negações de cobertura dos planos, reajuste por faixa etária e anual, e descredenciamento de prestadores de serviço. Um dos motivos, segundo o Idec, é o crescimento dos planos coletivos. O instituto afirma que isso ocorre porque esses contratos não são regulamentados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
O líder do ranking de reclamações do Procon-SP, e segundo no Idec, o setor financeiro recebe reclamações principalmente relacionadas a cartões de crédito e consórcios. Segundo o Banco Central, cobranças de taxas e de serviços não contratados também são alvo de críticas dos consumidores. Outras queixas são endividamentos, taxa de juros, portabilidade de crédito e inscrição em cadastro de maus pagadores.
O setor de produtos é o terceiro colocado do ranking e traz como principais reclamações os celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. A telefonia também ficou em posição de destaque, principalmente a móvel, devido à falta de sinal e quedas de ligações.
 
A lista segue ainda com os serviços de energia elétrica, ensino, imóveis, lazer, veículos e comércio eletrônico. O total de orientações feitas pelo Idec em 2012 foi de 9.413. Entre elas, 5.413 foram referentes a dúvidas sobre relações de consumo e 4 mil sobre ao andamento de ações judiciais.
 

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