domingo, 3 de fevereiro de 2013


VIGOR PRODUTIVO

Sobral vira alvo de investimento industrial

03.02.2013

Com a chegada de empreendimentos, o Polo Metalmecânico da cidade tem se consolidado

Sobral Com cerca de 200 mil habitantes e a quarta economia do Estado com um PIB de R$ 2,34 bilhões, a cidade de Sobral tem se mostrado alvo de investimentos de grande porte, principalmente na área industrial. Para 2013, a expectativa é de que pelo menos cinco novas indústrias sejam instaladas no Polo Metalmecânico sobralense.

Até o fim do ano, a cidade receberá cinco empreendimentos do ramo metalmecânico FOTO: DIVULGAÇÃO


A cidade também é líder em trabalhadores com carteira assinada no interior do Ceará e possui a quarta maior arrecadação em ICMS do Estado, atrás de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana da Capital. Sobral é destaque ainda no comércio exterior, sendo o único município do Interior que se aproxima da Capital nas exportações do Estado, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ciclo de desenvolvimento
Em seu quarto ciclo de desenvolvimento, a cidade vive a implantação do Polo Metalmecânico, caracterizado pela chegada de novas indústrias. Até o fim do ano, cinco novos empreendimentos no ramo, incluindo uma nova Fábrica de Cimento Poty Votorantim no distrito de Aprazível, integrarão o complexo. Além dela, a fábrica da marca Hope, de roupas intimas, já está se instalando na cidade.

A nova fábrica de cimentos terá capacidade para a produção de dois milhões de toneladas do insumo por ano, com um investimento programado de R$ 700 milhões, devendo começar a operar em 2015 abastecendo o mercado regional. O memorando para construção foi assinado no mês passado pelo Governador Cid Gomes, juntamente com o Prefeito Veveu Arruda e o Diretor Técnico da Votorantim Cimentos, Edvaldo Araújo Rabelo. A nova unidade irá gerar cerca de 1200 postos de trabalho durante a construção, além de 800 empregos, diretos e indiretos, quando começar a operar. 

A construção da unidade faz  parte do projeto da empresa para atender à crescente demanda, por conta da descentralização e também interiorização do consumo de cimento no País.

Incentivos
De acordo com a Secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) do Município, Daniela Costa, Sobral se encontra em um momento positivo de crescimento industrial, possuindo inúmeros benefícios e facilidades para os investidores. "Além dos incentivos, o governo municipal ainda disponibiliza o terreno com a infraestrutura de água, esgoto e luz pronta, cedendo-a a indústria, além de galpões que podem ser usados como sede provisória enquanto as sedes permanentes são construídas. Estamos até precisando de mais espaço para isso, pois atualmente não existem mais galpões disponíveis para essa finalidade", aponta.

Esse incentivo foi criado em 2001 por meio da lei do Programa do Desenvolvimento Econômico de Sobral (Prodecom) e trata de possibilitar acesso a incentivos municipais e financiamentos, redução de impostos, construção civil e montagem industrial necessária.

TAC Motors
Uma das empresas atraídas pelo programa, a TAC Motors, já discute com a Prefeitura ampliação da fábrica com a construção de uma Pista de Testes Off Road, destinada a aprimorar o design de um jipe 4x4 diesel. Localizada no Distrito Industrial, atualmente, a TAC Motors gera mais de 120 postos de trabalho e tem produção mensal de 60 veículos. O Stark 4x4 Diesel, modelo produzido em Sobral, vem se destacando nos principais eventos nacionais, como o Salão do Automóvel de São Paulo. A perspectiva da montadora é de que, quando funcionar plenamente, irá gerar 300 empregos diretos.

Estrangeiros também de olho na cidade
Além de empresários sobralenses e regionais, a cidade também tem atraído investidores estrangeiros, como um grupo de empresários portugueses, das empresas Flexipiso e Galtrailer, interessados em estabelecer-se em Sobral. A comitiva visitou, ainda, áreas do município com potencial para congregar as duas indústrias.

De acordo com o projeto de implantação, a Flexipiso, que produz pisos sintéticos de segurança e desportivos a partir da reciclagem de pneus, deve iniciar as atividades ainda no primeiro semestre de 2013. Já a Galtrailer, que fabrica implementos rodoviários como chassis e carrocerias especiais, vem fortalecer o Polo Metal-mecânico de Sobral e planeja iniciar o funcionamento em 2014.

Contribuição
A secretária Daniela Costa explica ainda que, com o desenvolvimento do Polo, a cidade ganha não apenas em geração de emprego e arrecadação, como também eleva os índices gerais no parâmetro estadual.

"O Polo Metalmecânico tem como característica o piso salarial maior do que o de outros ramos. Essa renda é fruto de um franco desenvolvimento, que faz com que nossas médias econômicas e sociais se destaquem", enfatiza. 

JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário