sábado, 23 de fevereiro de 2013


Secretaria de Saúde elabora Plano de Combate à Dengue e aos danos causados pelas chuvas em Sobral


A Secretaria Municipal de Saúde, reuniu nessa quinta-feira (21), toda a sua equipe, formada por profissionais da atenção básica e da atenção secundária; médicos, enfermeiros, gerentes e coordenadores de unidades, para discutirem o planejamento estratégico em relação à dengue, e aos cuidados relacionados aos possíveis danos causados pela chuvas em Sobral.

Durante a apresentação do Plano de Gestão Integrada de Combate à Dengue, foram mostrados os últimos indicadores da doença, no Estado. Segundo o Ministério da Saúde, o Ceará tem cerca de 5.522 casos positivos, sendo o segundo Estado do País com o maior número de casos confirmados de dengue.

O levantamento apresentado pela secretária adjunta da Saúde, Mônica Sousa Lima, aponta que Sobral apresenta 0,04% de índice da doença, o que representa uma casa, a cada cem, visitadas; segundo a secretária adjunta, “ apesar dos números favoráveis, o trabalho segue com ações de prevenção, com orientação da população sobre os riscos de se contrair a doença, a visita domiciliar dos agentes de endemias, e o atendimento de saúde, propriamente dito”.

No que diz respeito aos possíveis danos causados pelas chuvas, foi pedido um levantamento às equipes de saúde sobre as suas necessidades, para que haja uma maior abrangência na atenção à população durante a quadra invernosa.

Entre as ações propostas pela Secretaria de Saúde, houve a garantia de orientação à população com campanhas educativas sobre higienização pessoal e de alimentos; o abastecimento dos postos de saúde com insumos e medicamentos necessários ao combate às doenças comuns nesse período, como: diarreia, hepatite A e infecções respiratórias agudas, e a implementação do número de leitos, no setor de emergência para internamentos, se necessário.
Via: Prefeitura de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário