quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Nova gestão

Prefeitos mais jovens do País são do Ceará

06.02.2013
Pacheco Neto, prefeito de Chaval, tem 21 anos, e Divaldo Soares, prefeito de Viçosa do Ceará, 25 anos
Fortaleza Os dois prefeitos mais novos do Brasil são cearenses e filhos de ex-prefeitos. O mais jovem, 21 anos, é prefeito de Chaval, cidade no Litoral Oeste do Estado, na divisa do Ceará com Piauí. O segundo mais novo, com uma diferença de apenas quatro anos mais, é prefeito da cidade turística de Viçosa do Ceará, na região norte do Estado, também divisa do Ceará com o Piauí. O mais novo é Pacheco Neto, filho do ex-prefeito da cidade, Paulo Pacheco, e o segundo Divaldo Soares, filho do ex-prefeito Evaldo Soares.

O mais novo é Pacheco Neto, filho do ex-prefeito da cidade de Chaval, Paulo Pacheco, e o segundo Divaldo Soares, filho do ex-prefeito de Viçosa do Ceará, Evaldo Soares. Eles querem promover uma gestão inovadora


A nova geração de políticos começa a surgir depois de entrar em vigor a lei da ficha limpa, na qual ex-prefeitos não querem se apresentar para a população como alternativa para continuarem sendo o político principal.

Para o prefeito de Chaval, e estudante de Direito e Ciências Contábeis na vizinha cidade de Parnaíba, seu nome já era lembrando quando ainda era mais jovem. Porém, ele não podia concorrer ao cargo porque a lei não permitia em virtude da idade.

A prefeita que Pacheco Neto sucedeu era sua tia, Janaline Pacheco, que tinha direito à reeleição, mas não concorreu em virtude da preferência da maioria da população. De acordo com as pesquisas, recaia sobre o nome do sobrinho. Para que a liderança da família continuasse, o apoiou e hoje é o prefeito da "terra do sal". Com ideias novas para a cidade natal, o novo gestor assegura que vai tentar atrair empresas para o município e qualificar os jovens que hoje se encontram na ociosidade à procura de trabalho.

Revitalização
Para ele, a cidade está localizada em um dos principais pontos de exportação e isso conta para a economia da cidade. Uma medida que vai tomar, segundo ele, será a revitalização do sal, que já foi a principal fonte de renda do município e hoje está quase paralisada, bem como a revitalização da mão de obra para aprimoramento da pesca, outra fonte de renda do município, como o peixe e o caranguejo.

Outro setor que terá o apoio do novo gestor será o turismo. Conforme ele, a determinação é elaborar projetos para que sejam apresentados junto à Secretaria de Turismo do Estado e o Ministério do Turismo. É uma forma de implantar um turismo sustentável para a cidade, já que dispõe de grandes rios ao lado da cidade e até o mesmo o Rio Poty, na cidade vizinha.

"Vamos fazer todo esforço para mudar a economia da cidade e aumentar sua economia", assegura o gestor, que admite que vai transformar Chaval numa cidade digital, onde as pessoas possam se conectar com o mundo pela internet, aumentando o conhecimento da juventude local e de visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário