sábado, 9 de fevereiro de 2013


LEGISLATIVO ESTADUAL

Sessão especial debaterá Refinaria

09.02.2013Os deputados continuam insatisfeitos com a demora de uma resposta da presidência da República quanto à instalação da Refinaria Premium II, no Ceará. Na manhã de ontem, o assunto norteou os trabalhos da Casa. Alguns parlamentares querem mobilização nas redes sociais para que a população participe mais ativamente do processo de cobrança para o equipamento. O deputado Fernando Hugo (PSDB) solicitou uma sessão especial para tratar do assunto com representantes da Petrobras, Estado e bancada federal.

Parlamentares criticaram as promessas de início das obras da Refinaria. "Caso ela já estivesse em funcionamento, daria uma impulsão na economia que vocês não podem imaginar, por isso queremos já a Refinaria, que foi promessa de tantos governos", apontou Fernando Hugo.

Segundo ele, ao governador Cid Gomes (PSB) só foram ditas "mentiras" e "falácias", por isso, protocolou um requerimento solicitando realização de sessão especial para debater a problemática da Refinaria, contando com a presença da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster; do governador do Estado; do procurador do Estado, Fernando Oliveira; do Secretário de Infraestrutura; Adail Fontenele; da bancada federal; da Procuradoria da República do Ceará e de representantes da Funai.

Vontade

Para o tucano, o que falta, por parte da Presidência, é vontade política para implantar o empreendimento. Segundo Roberto Mesquita, o Ceará está com todo o crédito para implantação imediata do equipamento. Ele afirma que a solução para o problema da desvalorização da Petrobras seria a construção da Refinaria Premium II, porque não existe capacidade de refino para a estatal, o que seria resolvido.

O líder do Governo, José Sarto (PSB), considerou a "luta histórica" da Refinaria, acrescentando que significará a duplicação do PIB do Estado, o que, segundo ele, significará a criação de "um novo Ceará" nos próximos dez anos. Ferreira Aragão (PDT) foi mais longo e disse que falta "vergonha na cara" e "peso político" para resolver de vez essa problemática. O deputado Dedé Teixeira (PT), apesar de concordar com as reclamações de seus pares, afirmou que seu partido instalou a Refinaria de Recife e o fará no Ceará e Maranhão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário