REGULAMENTAÇÃO
Queixas contra bancos ao BC têm até dez dias para solução
14.10.2013
Antes de levar a questão ao Banco Centro, clientes devem tentar solucionar problema nos bancos ou Procons
São Paulo. O Banco Central (BC) é responsável pela regulação e fiscalização das instituições financeiras. Por isso, reclamações sobre serviços e produtos não solucionadas diretamente pela instituição que os oferece devem ser registradas no BC. Não solucionando o problema no banco com o qual tem problema, o cliente deve entrar em contato com o BC, que estipula um prazo máximo de dez dias para a instituição bancárias revolverem a questão.
No Ceará, o cliente que não conseguir resolver o problema na agência onde tem conta por recorrer à unidade do BC, na Av. Heráclito Graça, 273, Centro Foto:José Leomar
Ademais, a iniciativa tornará pública a qualidade dos serviços ofertados pelas instituições, porque as queixas procedentes são divulgadas no www.bcb.gov.br, em um ranking de bancos com mais reclamações.
Prévias nos bancos
O BC orienta que o correntista leve a reclamação contra o banco primeiramente ao gerente da agência onde o atendimento foi prestado ou ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição.
Se não for atendido em sua queixa, o cliente deverá recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para manifestar-se de forma conclusiva. Cabe às ouvidorias mediar os conflitos entre a instituição e seus clientes e usuários de produtos e serviços.
Órgão de defesa são opção
Paralelo ao trâmite feito pelo consumidor junto aos bancos, os problemas com instituições financeiras também podem ser denunciados aos órgãos de defesa do consumidor.
Questões ligadas às relações de consumo entre clientes e bancos estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor, o que possibilita que órgãos como o Procon façam também a mediação desses conflitos
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São Paulo. O Banco Central (BC) é responsável pela regulação e fiscalização das instituições financeiras. Por isso, reclamações sobre serviços e produtos não solucionadas diretamente pela instituição que os oferece devem ser registradas no BC. Não solucionando o problema no banco com o qual tem problema, o cliente deve entrar em contato com o BC, que estipula um prazo máximo de dez dias para a instituição bancárias revolverem a questão.
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Ademais, a iniciativa tornará pública a qualidade dos serviços ofertados pelas instituições, porque as queixas procedentes são divulgadas no www.bcb.gov.br, em um ranking de bancos com mais reclamações.
Prévias nos bancos
O BC orienta que o correntista leve a reclamação contra o banco primeiramente ao gerente da agência onde o atendimento foi prestado ou ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição.
Se não for atendido em sua queixa, o cliente deverá recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para manifestar-se de forma conclusiva. Cabe às ouvidorias mediar os conflitos entre a instituição e seus clientes e usuários de produtos e serviços.
Órgão de defesa são opção
Paralelo ao trâmite feito pelo consumidor junto aos bancos, os problemas com instituições financeiras também podem ser denunciados aos órgãos de defesa do consumidor.
Questões ligadas às relações de consumo entre clientes e bancos estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor, o que possibilita que órgãos como o Procon façam também a mediação desses conflitos
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